Cidades
Niterói anuncia vacinação com Sputnik V sem aprovação da Anvisa
A Prefeitura de Niterói anunciou, na noite da última segunda-feira (12), informações sobre a vacinação com o imunizante Sputnik V. De acordo com a publicação, a cidade planeja vacinar toda a população até novembro. No entanto, o Executivo não informou no texto que o imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa.
Na nota divulgada, a prefeitura afirma que a expectativa é que em maio cheguem os primeiros lotes do novo imunizante.
"A expectativa é de que em maio chegue o primeiro lote com 25 mil vacinas. Depois, chegarão mais 75 mil, e do terceiro lote em diante serão mais 130 mil vacinas. Desta forma, em novembro completaremos as 800 mil vacinas", informa a publicação.
A Anvisa anunciou o envio de uma equipe para Moscou a fim de sanar dúvidas relativas à certificação técnica da vacina. De acordo com a agência, a certificação russa não traria a comprovação "do atendimento aos padrões de eficácia, qualidade e segurança exigidos pela Organização Mundial da Sáude (OMS)". Com isso, a importação do imunizante segue suspensa no Brasil.
Maricá recorre ao STF
Maricá, cidade vizinha de Niterói, também fechou um contrato de compra de 500 mil doses do imunizante russo. Entretanto, após ter o pedido de importação negado, a cidade anunciou que irá recorrer a decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir o aval de compra da vacina.
Questionada quanto ao início da vacinação sem a aprovação da Anvisa, a Prefeitura de Niterói ainda não se posicionou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!