Cidades
Niterói: Caramujo ganha praça totalmente revitalizada
A comunidade do Caramujo, na Zona Norte de Niterói, recebeu mais uma praça totalmente revitalizada pela Prefeitura de Niterói. Na manhã deste sábado (7), secretários municipais e moradores participaram da entrega das obras da Praça da Abolição, que teve brincadeira para crianças e show de samba com o grupo Filhos da Sinhá.
A nova área de lazer tem academia da terceira idade, playground, bancos e mesas de concreto, canteiros, além de dois painéis de grafite com artes que remetem a igualdade racial e homenageiam moradores que foram vítimas da violência urbana.
Representando o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a secretária municipal Executiva, Maria Célia Vasconcellos, destacou os importantes projetos que vêm sendo realizados no Caramujo e enfatizou que as iniciativas são demonstrações do compromisso da atual gestão municipal com as comunidades de Niterói.
“O prefeito Rodrigo Neves sempre diz que o Caramujo não é uma comunidade, é um bairro. Hoje, a entrega de mais esse espaço, que traz um grafite que nos remete a expressões tão fortes como força, esperança e luta, reforça a nossa certeza: estamos no caminho certo, chega de retrocesso. Violência não responde com violência, mas sim com oportunidades. E é isso que estamos fazendo aqui e em toda a cidade”, afirmou.
O secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Axel Grael, lembrou que a reforma da praça da Abolição faz parte do pacote de intervenções da comunidade da Igrejinha, localidade do Caramujo. Para este projeto, o Município e o BID realizam investimento de R$ 27 milhões em obras de urbanização, que incluem contenção de encostas, drenagem, adequação de escadas de acesso à comunidade, além da construção do parque esportivo.
“O Caramujo já recebeu obras de contenção de encostas, que ajudam a salvar vidas. Está recebendo investimentos em esporte e lazer, além de drenagem e pavimentação. Além disso, acabamos com um antigo problema do bairro, que era o lixão do Morro do Céu. Hoje, com a construção e o funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos, e a criação de uma usina de biodigestão, estamos conseguimos transformar o problema do lixo em uma solução, gerando oportunidades e mais qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui”, pontuou Grael.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!