Cidades

Niterói completa semana sem morte por Covid-19 pela 1ª vez

Imagem ilustrativa da imagem Niterói completa semana sem morte por Covid-19 pela 1ª vez
|  Foto: Niterói inicia vacinação dos profissionais de saúde nesta terça. Foto: Pedro Conforte
Prefeito comemorou a marca alcançada. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), informou que Niterói não registrou mortes em hospitais públicos e privados pela primeira vez desde o início da pandemia durante a última semana. A informação foi dada nesta quinta-feira (18) em transmissão pelas redes sociais.

O prefeito comemorou o feito e também agradeceu aos profissionais de saúde, além dos avanços no processo de vacinação.

"Notícia muito importante! Uma semana sem mortes pela covid-19 na rede pública e privada. Como não se emocionar? É gratificante acompanhar esse resultado após um longo período de desafios e muito trabalho. Esse dado reforça que estamos em um novo momento. Gratidão aos profissionais de saúde de Niterói, que abraçaram a missão de enfrentar esse vírus com muita dedicação, tanto nos hospitais, quanto no processo de vacinação. Vamos em frente!", disse.

Vacinação

A Prefeitura de Niterói também vai ampliar, a partir da próxima segunda-feira (22), o calendário da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os trabalhadores de saúde das redes pública e privada da cidade. Para tomar o imunizante, esse grupo precisa ter três meses de intervalo da segunda dose.

Para receber a dose, é preciso apresentar o comprovante de vínculo com unidades públicas ou particulares de Niterói, além da identidade, CPF e comprovante de que recebeu a primeira e a segunda doses.

Neste momento, o município está aplicando a dose de reforço/terceira dose em idosos a partir de 60 anos com um intervalo de três meses da segunda dose e profissionais de saúde. A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde. A segunda dose está sendo aplicada em pessoas a partir de 12 anos, com 8 semanas de intervalo da primeira dose. O município segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose da vacina.

Já para a imunização da população em geral, a secretaria municipal de Saúde de Niterói disse que aguarda o envio novas doses da vacina contra a Covid-19, pelo Ministério da Saúde. A secretaria considera a ação de expansão importante e irá divulgar o calendário em breve.Segundo a pasta, Niterói já atingiu 100% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina e 86,5% da população total, de 515.317 habitantes, segundo dados do IBGE. O município concluiu a imunização contra a Covid-19 em 76% da população total com duas doses ou dose única e 94,5% da população adulta.

< Brasil recebe 1 milhão de doses da vacina Janssen Senado aprova projeto que tipifica injúria racial como crime de racismo <