Cidades

Niterói contará com sete agências do Banco Comunitário Arariboia

Imagem ilustrativa da imagem Niterói contará com sete agências do Banco Comunitário Arariboia
|  Foto: Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
As agências do Banco Arariboia serão instaladas nos espaços próprios da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária. Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Niterói terá sete agências do Banco Comunitário Arariboia e a operacionalização do projeto piloto será na Vila Ipiranga, no Fonseca, Zona Norte da cidade. O Instituto E-dinheiro Brasil vai comandar os espaços, uma vez vencedora do chamamento público. O investimento será de R$ 6,35 milhões para operacionalização da moeda social, segundo a prefeitura.

O Banco Comunitário é responsável pelas transações da Moeda Arariboia. A partir da assinatura do contrato se dará o processo de implantação das agências com a aquisição de mobiliário e dos equipamentos necessários para o funcionamento da agência. Ainda não há uma data prevista.

O Instituto E-dinheiro tem um prazo de 15 dias corridos para apresentar o Plano de Trabalho e a documentação exigida para comprovação dos requisitos e celebração da parceria.

A Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói informou que as agências do Banco Arariboia serão instaladas nos espaços próprios da secretaria, prioritariamente nos equipamentos socioassistenciais. 

As agências funcionarão como um polo do Banco Arariboia, de maneira descentralizada nas regiões da cidade, para que toda a população possa ter acesso a uma delas para ter assistência técnica, tirar dúvida, e para que os empreendimentos e comerciantes possam se credenciar para aceitar a moeda ao vender ou prestar algum serviço.

Moeda Arariboia

Programa é aposta para recuperação financeira no pós-pandemia. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

A Moeda Social Arariboia deve beneficiar cerca de 27 mil famílias. O benefício médio vai girar em torno de R$ 300. Os beneficiados são referenciados do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O plano da Prefeitura de Niterói foi aprovado em julho na Câmara.

Com a criação, além do projeto de diminuição dos efeitos econômicos, ainda se espera uma ampliação do cadastro formal de empreendimentos comerciais e a diminuição das desigualdades regionais.

A moeda poderá ser usada nos comércios locais cadastrados, sejam eles padaria, pequenos mercados, hortifrutis ou pequenos produtores e outros, fazendo o dinheiro circular dentro da própria comunidade.

O benefício pode variar de acordo com o tamanho da família (de até seis pessoas), porém apenas um membro da família poderá receber.

O crédito será aplicado mensalmente por meio de cartão magnético ou outro meio eletrônico estabelecido por intermédio da moeda social. O valor será corrigido uma vez por ano com base do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

< Caixa paga auxílio para nascidos em setembro nesta sexta RJ: falsos despachantes do Detran acabam na delegacia <