Cidades

Niterói convocará mais 80 guardas para auxilar na quarentena

Rodrigo Neves fez o anúncio do reforço a Segurança Pública nesta segunda. Foto reprodução rede social.

Durante uma transmissão ao vivo em uma de suas páginas nas redes sociais diária, o prefeito Rodrigo Neves afirmou nesta segunda-feira (30) que irá convocar nos próximos dias mais 80 guardas municipais para reforçar as ações da Secretaria de Ordem Pública. Atualmente os agentes têm atuado nas ruas do município orientando a população sobre a quarentena para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os casos confirmados subiram para 47 nesta segunda - cinco a mais do que o número divulgado no último domingo. Apesar disso, para o chefe do executivo a curva de contaminação do município está achatada em comparação à cidade do Rio e ao país.

"Ontem [domingo] Niterói começou a registrar a transmissão comunitária. Nossa cidade teria uma propensão para um rápido contágio do coronavírus, mas graças a compreensão de todos estamos em uma curva [de contaminação] mais achatada se comparada à do Rio e a do Brasil. Nosso desafio agora é perseverar", esclareceu Rodrigo, que fez o anúncio do reforço nas forças de segurança.

Além da convocação - nos próximos dias - de 80 guardas, o prefeito anunciou mais 100 agentes do Programa Niterói Presente, dessa vez atuando na zona norte da cidade. "Alinhei isso com o governador e com o secretário da Polícia Militar. eles irão atuar principalmente nas regiões que são divisa com cidades vizinhas, como São Gonçalo", esclareceu.

Atualmente, os agentes do Niterói Presente também têm realizado ações de conscientização para evitar aglomerações nas ruas da cidade neste período de quarentena.

Além do aumento de cinco casos confirmados, Niterói registra oficialmente 27 pacientes em isolamento e 12 hospitalizados, destes sete em estado grave (no CTI), nesta segunda-feira (30). Dos 47, houve um caso de óbito e sete infectados já se recuperaram.

Arrendamento de hotéis

De acordo com o Governo Municipal um hotel com 70 leitos foi arrendado nesta segunda para abrigar moradores de rua. No local eles poderão cumprir a quarentena e receberão atendimento médico e de assistentes sociais.

Além disso, foi anunciado hotéis para o servidores da prefeitura que atuam na 'linha de frente' ao combate ao coronavírus. Dentre os servidores estão os das pastas de Saúde, Defesa Civil, Ordem Pública e Assistência Social.

Exames para Covid-19

Os testes para diagnosticar a Covid-19 vindos dos Estados Unidos começam a chegar nesta sexta-feira (3). Segundo Rodrigo Neves serão 40 mil exames nesta primeira leva e mais 40 mil na próxima semana.

"A Itália está chegando a quase 10% de mortalidade. Temos que trabalhar para que nossa taxa se aproxime da Coreia [do Sul], onde não chegou a 1%, por isso estamos nos espelhando em ações que deram certo neste país. Essa é a nossa luta", esclareceu o prefeito.

Medidas econômicas

Neves usou as redes sociais para anunciar também o apoio da câmara de vereadores ao pacote econômico em apoio as empresas de Niterói. Ao lado do presidente da Câmara, o vereador Cal, ficou anunciado que o pacote chegará ao legislativo nesta terça (31) e terá suas duas votações até quarta-feira (31).

A expectativa do prefeito é que com a provação rápida das medidas, já na sexta-feira ele possa se reunir com empresários da cidade para anunciar e explicar as medidas.

< Thiago Maia se emociona ao lembrar momentos pelo Flamengo Niterói: vacina para gripe esgota em menos de 24 horas <