Cidades

Niterói: Defesa Civil aciona sirene em Santa Bárbara

Trânsito intenso na RJ-104, na altura do bairro Santa Bárbara. Vídeo do leitor Fabricio Araujo

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Niterói (Seconser) informou que as sirenes do bairro Santa Bárbara, na Zona Norte, foram acionadas de maneira preventiva, na manhã desta segunda-feira (13), devido ao grande volume de chuva que caiu sobre a cidade no decorrer das últimas horas.

Por conta do grande acúmulo de água, equipes da Defesa Civil, do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e de Assistência Social estão no local prestando suporte aos moradores e encaminhando para pontos de apoios.

Mais de 900 funcionários - somando a Seconser, Companhia de Limpeza de Niterói e Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) estão atuando nas ruas da cidade, desde cedo, por causa do forte temporal que atingiu o município desde a madrugada. Durante o período, choveu o equivalente a 90% do volume esperado para todo o mês de janeiro, informou a Prefeitura de Niterói.

Por meio de nota, o Executivo disse que a chuva foi mais intensa entre 6h e 7h da manhã, atingindo 33% do volume esperado para o mês, o que gerou pontos de alagamento.

A Defesa Civil de Niterói informa que a cidade permanece em estágio de atenção. Não foram registradas ocorrências graves relacionadas a deslizamentos, no entanto, a sirene de Santa Bárbara foi acionada como medida preventiva.

Os maiores acumulados nas últimas 12 horas foram registrados em Santa Bárbara (132,4mm), Morro do Castro (91,4mm), Várzea das Moças (90,8mm), Engenho do Mato (87,6mm) e Sapê (85,2 mm).

O caminhão vac-all está sendo utilizado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água. Operadores de trânsito da NitTrans estão distribuídos em pontos estratégicos, orientando o trânsito.

A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.  

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, os núcleos de chuva que provocaram chuva forte em diferentes pontos de Niterói, já se afastaram. Ainda há registro de chuva fraca a moderada em diversos pontos da cidade. Devido à atuação de áreas de instabilidade, permanece a previsão de chuva fraca a moderada,  a qualquer hora do dia.

< Campanha contra o Sarampo é lançada nesta segunda no Rio Maricá: Moradores têm casas alagadas e perdem móveis <