Logo Enfoco


    Eleições 2024

    Niterói e Itaboraí entre cidades com mudanças de locais de votação

    TRE-RJ diz que fez alterações por motivos de segurança

    Publicado 04/09/2024 às 13:36 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Cerca de um milhão de eleitores foram alocados em 444 novos locais de votação para as eleições de outubro
    Cerca de um milhão de eleitores foram alocados em 444 novos locais de votação para as eleições de outubro |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Preocupado com a segurança do eleitorado, de mesários, candidatos, servidores e demais participantes do processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) remanejou 53 locais de votação para as Eleições de 2024. Somados, eles impactam 171.341 eleitores de dez cidades, que votarão em novos endereços no dia 6 de outubro, domingo de realização do primeiro turno.

    Os antigos locais foram substituídos em função de um estudo feito pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro. Neles, as urnas eletrônicas precisavam chegar protegidas por veículos blindados e com a mobilização de amplo efetivo policial, como explica o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

    O maior contingente de impactados pela medida está na Capital, onde 104.598 eleitores votarão em novos endereços. A medida atinge também as cidades de Belford Roxo (4.709), Duque de Caxias (16.789), Nova Iguaçu (6.679), Itaguaí (15.301), Japeri (2.738) e São João de Meriti (6.456), na Baixada Fluminense, Itaboraí (4.940) e Niterói (6.396), na Região Metropolitana, além de Sapucaia (2.735), no Centro-Sul fluminense.

    "Se a urna precisava chegar aos locais de votação nessas condições, por conta de ações do crime organizado, o local não era seguro. A mudança é desafiadora em função da necessidade de preservar a comodidade e a praticidade para o eleitor. Ele precisa votar confortável e tranquilo, livre de pressões de qualquer tipo. E esse conforto significa também votar perto de casa. Portanto, as mudanças procuram evitar deslocamentos superiores a um quilômetro", afirma o desembargador.

    Além de oferecer mais segurança aos participantes do processo eleitoral, a mudança permitirá otimizar o emprego das forças de segurança. Em 2025, o TRE-RJ dará continuidade a este estudo para avaliar a necessidade de mudanças de outros locais de votação, em áreas de menor sensibilidade, com vistas às eleições de 2026.

    Por motivos diversos, cerca de um milhão de eleitores foram alocados em 444 novos locais de votação para as eleições de outubro deste ano. A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro recomenda que cada eleitor consulte seu local de votação de maneira antecipada, para evitar eventuais transtornos no dia da eleição.

    A verificação pode ser feita pelo aqui pelo sítio oficial do TRE-RJ (http://www.tre-rj.jus.br), pelo aplicativo e-Título, ou pelo Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000. O serviço de atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Identificado suspeito de atirar contra turista dominicano na Barra

    Próximo artigo
    >

    Dos tribunais às grades: como Deolane Bezerra 'estourou' na web

    Relacionados em Cidades