Cidades

Niterói ganha laboratório 5G de olho no mercado de trabalho

Imagem ilustrativa da imagem Niterói ganha laboratório 5G de olho no mercado de trabalho
|  Foto: Foto: Divulgação
Novo laboratório fibra óptica é o primeiro passo do projeto para capacitar mão de obra qualificada. Foto: Divulgação

Niterói é a primeira cidade do estado a receber um laboratório de fibra óptica (FTTH/FTTX), a partir da inciativa da empresa de tecnologia Huawei Brasil e da Associação Comercial Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ). O espaço fica dentro do Campus Centro da universidade UNISUAM.

“Hoje, já existe um gap no mercado de profissionais capacitados para atuar na instalação de fibra óptica, utilizados para cobrir demanda de banda larga fixa. Com as novas redes 5G, esta demanda tende a aumentar. Ao mesmo tempo, existe uma parcela de jovens ociosos, que por diversas razões não conseguem se qualificar para atuar no mercado de trabalho”

Bruno Zitnick, Diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei

Dados do IBGE apontam que a taxa de desemprego entre os jovens é de 29,7%. O prefeito de Niterói Axel Grael também esteve presente na inauguração do laboratório e comentou a iniciativa.

“Estamos atravessando o maior desafio da nossa geração. Nesse momento em que é preciso minimizar o impacto da pandemia, a inovação e o uso de novas tecnologias se tornam ferramentas imprescindíveis na estratégia rumo ao desenvolvimento econômico sustentável e com justiça social”

Segundo a ACIERJ, os cursos que serão desenvolvidos visam atender mercado de tecnologia e inovação em ascensão na região.

“Niterói está pronta para absorver novas ideias e tecnologias empresariais de diversas áreas distintas e estamos orgulhosos de poder contribuir com este projeto”

Luiz Paulino Moreira Leite, presidente da ACIERJ

< Estado anuncia 'toque de recolher' Conselho de Ética continua processo contra Daniel Silveira <