Cidades
Niterói ganha posto de distribuição de vagas de emprego
Publicada às 13h30. Atualizada às 14h20.
Para conseguir superar a crise econômica que assolou, durante a pandemia, o setor de emprego e renda, Niterói inaugurou, na tarde desta quinta-feira (25), um posto de concentração de vagas para moradores da cidade e de municípios vizinhos.
O evento contou com a presença do governador em exercício, Cláudio Castro, além do prefeito da cidade, Axel Grael, e autoridades locais.
O prefeito destacou a importância da inauguração do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para a população da região e de outras cidades.
"A chegada deste equipamento público vai ajudar num dos grandes dramas, que é o desemprego em função da pandemia. Há essa necessidade de apoio aos governos para fazer com que essas pessoas busquem emprego e as empresas abram oportunidades. Tomamos, em todo esse tempo, medidas para amenizar o problema de trabalho e renda na cidade", frisou.
Governador em exercício, Cláudio Castro enfatizou o trabalho conjunto no combate ao desemprego e sinalizou que poderá aprovar o Projeto de Lei sobre o auxílio emergencial no valor de R$ 300 para o estado do Rio, discutido no início da semana na Alerj.
"Só com trabalho de parceria é que vamos conseguir tirar essa situação que estamos passando hoje no estado. E essa iniciativa [criação do Sine] ilustra muito bem isso. Esse auxílio [R$ 300] tem que ter começo, meio e fim. O que a gente tem que ter é a geração de renda e trabalho. Fui hoje a Brasília falar da reforma tributária e de uma política de qualificação econômica. [Precisamos de] muita articulação interna e todos estamos numa linha única, do equilíbrio da necessidade de salvar o estado e da população ter um equipamento público para emprego e renda", disse.
Durante a solenidade de inauguração do novo posto, que fica localizado na Avenida Feliciano Sodré, 43, houve a entrega de cartas a moradores de outras cidades que procuraram o serviço.
A princípio, o atendimento ao público será feito com agendamento prévio, por meio do canal digital saaweb.mte.gov.br. A estimativa é que, neste primeiro momento, sejam realizados 90 atendimentos por dia, respeitando os procedimentos sanitários para controle do novo coronavírus.
O Sine é um programa do Governo Federal, administrado, no Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab). Em todo o estado já existem 44 postos, sendo 28 localizados na Região Metropolitana. As unidades oferecem oportunidade de emprego e orientação para os cidadãos.
Só esta semana, segundo a pasta, foram disponibilizadas 820 oportunidades de emprego, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para as regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense e Serrana do Rio de Janeiro. O sistema realiza uma análise comparativa do perfil profissional de cada candidato cadastrado com o perfil da vaga disponibilizada pelo contratante. Por isso, é importante que o cidadão mantenha o seu cadastro atualizado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!