Logo Enfoco


    Cidades

    Niterói inaugura hospital exclusivo para Covid-19

    Publicado 10/04/2020 às 10:48 | Autor: Eduarda Hillebrandt
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Prefeito e secretários municipais na inauguração da unidade de referência. Foto: Ibici Silva

    A prefeitura de Niterói deu início nesta sexta-feira (10) ao atendimento na primeira unidade hospitalar exclusiva para atendimento do novo coronavírus no país. O Hospital Oceânico, em Piratininga, conta com 40 leitos equipados com respiradores.

    Destes leitos, 15 foram oferecidos pelo governo estadual. Até o início de maio mais 100 leitos serão instalados na unidade. Até o momento, apesar da inauguração, todos os casos graves registrados em Niterói estão sob os cuidados da rede privada.

    O prefeito Rodrigo Neves (PDT), acompanhado de secretários e vereadores, fez uma última vistoria no hospital pela manhã. No hall, houve uma videoconferência com o governador Wilson Witzel (PSC).

    O hospital foi arrendado da iniciativa privada logo no início da curva de casos no município. Com a estrutura inacabada, a unidade de Saúde estava vazia e nunca chegou a operar.

    As instalações no local foram concluídas pela Prefeitura em 20 dias.

    A unidade será operada pela organização social Viva Rio pelo próximo semestre. A entidade foi contratada por R$ 58,6 milhões e vai alocar uma equipe médica com 1.050 profissionais no hospital.

    “Será uma unidade de referência. Essa é uma unidade de casos graves. Só vão entrar aqui pacientes por ambulância e referenciados. Aqui não vamos fazer atendimento de urgência” frisou o médico sanitarista e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

    A população que notar sintomas respiratórios deve buscar as unidades de saúde equipadas para testagem na cidade. São elas: Hospital Municipal Carlos Tortelly, UPA Mário Monteiro e as policlínicas da Engenhoca e Largo da Batalha.

    Esta é uma das medidas voltadas para a contenção do contágio do novo coronavírus na cidade, que já alcançou o estágio de transmissão descontrolada. As medidas de isolamento social foram estendidas até 22 de abril. O prefeito Rodrigo Neves reforçou a necessidade das medidas restritivas.

    "A situação é grave e séria. Pedimos que todos confiem nas orientações das autoridades de saúde. O isolamento social é a melhor estratégia para combate ao coronavírus" destacou Neves.

    O município registra cinco mortes relacionadas à Covid-19 e 117 casos confirmados da doença, de acordo com a Prefeitura.

    Publicado às 11h.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Governo libera mais R$ 4 bilhões para combate à Covid-19

    Próximo artigo
    >

    Justiça restabelece bloqueio de circulação entre cidades do Rio

    Relacionados em Cidades