Cidades

Niterói inicia plano para retomada das aulas em 2021

Média de investimento por aluno é de R$ 16 mil ao ano em Niterói. Foto: Ascom Niterói

Niterói pretende estruturar um plano responsável e gradual de retomada das atividades híbridas das escolas municipais da Educação Infantil e Ensino Fundamental já a partir de janeiro de 2021, caso a epidemia se mantenha em controle na cidade, anunciou o prefeito Rodrigo Neves (PDT), que está prestes a encerrar o mandato de oito anos.

Segundo o governo, a partir desta terça-feira (1º) será instituído um Grupo de Trabalho constituído pelas secretarias de Saúde, Educação, Fazenda, Procuradoria Geral do Município e Conselho Municipal de Educação, envolvendo também o Sindicato das Escolas Particulares de Niterói, para que haja um planejamento de retomada com o modelo de aulas presenciais e por meio de videoconferência (online).

Rodrigo Neves ressaltou também que, apesar da Secretaria Estadual de Educação ter suspendido as aulas presenciais do Ensino Médio na Região Metropolitana em função da piora dos indicadores da pandemia do coronavírus, seguem permitidas as aulas para estudantes do Ensino Médio em Niterói.

"Nossas escolas de Ensino Médio, especialmente do setor privado, continuam funcionando no modelo híbrido, com aulas presenciais e através de videoconferência, modelo resultante de um Termo de Ajustamento de Conduta que a Prefeitura assinou em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário, até o fim do calendário escolar desse mês de dezembro, no primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio", lembrou.

Neves explica que caso ocorra o plano gradual de retomada, o processo será feito de maneira científica, através de reuniões do Comitê Científico de Alto Nível, que reúne especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"Vamos estruturar um plano responsável e gradual de retomada já a partir de janeiro das atividades híbridas das escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Esse Grupo de Trabalho já vai ter reunião com o Comitê Científico essa semana, para de maneira responsável, mas mantendo o controle da pandemia, retomar o planejamento das aulas no início de 2021"

< Proposta proíbe uso de linguagem neutra na língua portuguesa Niterói consegue conter alta de casos do novo coronavírus <