Cidades
Niterói oficialmente na folia a partir deste sábado
O Carnaval Niterói 2020 começa oficialmente nesse sábado (22), a partir das 11h, na Rua da Conceição, no Centro. O primeiro dia conta com a tradicional lavagem da rua com integrantes da União Espiritualista de Umbanda e Religiões Afro Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (Ueuaerj). Em seguida começa o desfile do bloco Cordão do Bola Branca e finalmente a entrega das chaves da cidade para a Corte Momesca.
Formado por membros da terceira idade de Niterói, o Cordão do Bola Branca se concentrará em frente ao Palácio Correios, já a entrega das chaves da cidade será feira para o Rei Momo, Luis Felipe Costa, a Rainha do carnaval, Érica dos Santos e as princesas Rafaela da Conceição e Ariane Rocha.
“Grandes cidades como São Paulo, Rio, Bahia e outras capitais priorizam o carnaval por ser a festa mais popular do País e a de maior apelo para o Turismo. Niterói não foge à regra”, afirma o presidente da Neltur, Paulo Novaes.
Desfiles
Trinta e duas escolas desfilarão na Rua da Conceição nos dias 23, 24 e 25. Segundo a Neltur, o evento é considerado o segundo maior do Estado. Nas ruas, cerca de 100 blocos desfilam em 15 bairros em todo o município.
Turismo
Como no Réveillon, quando a rede hoteleira teve 100% de ocupação, a Neltur trabalha na expectativa de que o polo hoteleiro também tenha lotação máxima no Carnaval. Em pesquisa realizada em pousadas e hotéis da cidade, principalmente na Região Oceânica, a ocupação já é de 90% da capacidade.
Niterói possui aproximadamente 1.080 unidades habitacionais (quartos compartilhados) e 2.300 leitos e conta com uma rede hoteleira ampla com todos os tipos de hospedagem. Especificamente sobre hostels, Niterói conta com 6 unidades, somando 33 unidades habitacionais.
De acordo com o levantamento realizado pelos Centros de Atendimento ao Turista – CATs de Niterói, Niterói receberá turistas vindos de todas as partes do mundo e também de outros estados brasileiros. Do exterior, tem foliões da Alemanha, Chile, Bélgica, México, Coréia do Sul, Canadá, Guatemala, Rússia, Itália, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Noruega, Portugal e Turquia.
Para Paulo Novaes, “a importância do carnaval para a cidade não está apenas no aspecto do lazer, mas da geração de centenas de empregos e do movimento da economia local, em vários polos como o hoteleiro, gastronômico e também na área de serviços como transporte, comércio, supermercados, lojas de roupas e fantasias. É um investimento que traz retorno para setor econômico da cidade”, destaca.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!