Cidades

Niterói reforça sanitização de ruas contra coronavírus

A Prefeitura de Niterói retomou a sanitização das vias. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

A Prefeitura de Niterói segue com a entrega das máscaras como equipamento de proteção individual e um dos principais agentes para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Na terça-feira (24), equipes da Regional do Fonseca entregaram 3 mil máscaras nas comunidades Bernardino, Jonathan Botelho e Palmeiras, enquanto a Regional da Engenhoca distribuiu mil unidades na praça central do bairro e no comércio local. Na Região Oceânica, mil máscaras foram entregues nas filas de bancos e lotéricas, locais de grande movimento na região.

Nesta quarta-feira (25) pela manhã, a distribuição segue no bairro da Engenhoca, em parceria com a Regional de Tenente Jardim, para entregar mais mil máscaras nas proximidades da divisa da cidade vizinha, São Gonçalo. Na parte da tarde, será a vez dos agentes da Administração Regional de Icaraí distribuir 3 mil máscaras pelas ruas do bairro que tem a maior concentração de idosos da cidade e também o maior número de casos confirmados da doença.

Alessandro Junqueira, administrador da Regional de Icaraí, fala da importância da ação nos bairros.

"Vamos reforçar o trabalho que já foi feito em Icaraí de diálogo, orientação e distribuição das máscaras. Lembrar a população que a doença continua se espalhando e o uso correto do equipamento nos ambientes públicos é o melhor meio de preservar a própria vida e das outras pessoas", disse Alessandro.

Além disso, durante essa semana, os voluntários da rede de Núcleos Comunitários (Nudec) da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói estarão fazendo um levantamento das necessidades de máscaras para funcionários e moradores em condomínios e comunidades. A ação conta com a participação dos 400 jovens do Projeto EcoSocial.

Ao todo, já foram distribuídas mais de 1,5 milhões de máscaras de tecido reutilizável e lavável. Desde o dia 23 de abril, o uso do equipamento é obrigatório nas áreas públicas como ruas, ônibus, padarias, supermercados, hospitais, filas de bancos entre outras. O uso da máscara é fundamental para proteção individual e do próximo, porém é necessário que a mesma esteja na posição correta e cubra a boca e o nariz. O objetivo é diminuir a propagação do vírus que se espalha rapidamente e é invisível aos olhos.

Sanitização

A Prefeitura de Niterói retomou a sanitização das vias com o quaternário de amônio de quinta geração. Nesta terça-feira (24), equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Clin) estiveram nos bairros de Maria Paula, Itaipu, Cafubá e Piratininga. Durante a noite, será a vez das ruas de Icaraí e Ingá.

Boletins

  • Niterói

De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, a cidade registrou nesta terça-feira (24), 16.679 casos de coronavírus confirmados. Ao todo, são 15.889 registros de pessoas curadas, além de 161 em isolamento e 114 hospitalizadas. O número de óbitos chegou a 515.

  • São Gonçalo

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou três óbitos em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta terça-feira (24), chegando a 749 no total.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 22.550 casos confirmados, com 20.831 registros de curados, 82 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 888 em quarentena domiciliar, 749 óbitos confirmados e ainda 17 óbitos em investigação.

  • Maricá

Maricá registra, até esta terça-feira (24), 4.561 casos confirmados e 145 óbitos por Covid-19. O número de recuperados da doença chegou a 4.336. Há ainda 34 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

  • Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até esta terça-feira (24), 340.833 casos confirmados e 22.141 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 355 óbitos em investigação. Entre os casos confirmados, 313.028 pacientes se recuperaram da doença.

< Apreendido após tentar assaltar farmácia em Niterói Polícia 'caça' no Rio acusados de exploração sexual infantil <