Feriado prolongado
Niterói, Rio e Maricá decretam ponto facultativo nesta quinta
Folga só é não válida para serviços essenciais, como hospitais
As prefeituras de Niterói, Rio de Janeiro e Maricá, na Região Metropolitana, decretaram, nesta segunda-feira (25), ponto facultativo na próxima quinta-feira (28), véspera da Sexta-Feira Santa.
Esse decreto determina que as repartições públicas municipais estarão fechadas nesse dia, com exceção daquelas cujas atividades são consideradas indispensáveis, sendo unidades de saúde de emergência, como hospitais e pronto-socorros, por exemplo.
A determinação foi feita considerando as tradições religiosas locais e tem como objetivo permitir que os funcionários participem das cerimônias da Semana Santa, um período de profundo significado para a religião cristã, que segundo eles, é o momento em que é celebrado a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo não retornou o nosso contato, até o momento da publicação desta reportagem, para informar se será ponto facultativo ou não na cidade.
Quinta-feira e Domingo de Páscoa são feriados?
Com a Páscoa se aproximando e algumas cidades decretando ponto facultativo, muitas pessoas se questionam e ficam em dúvidas se na quinta-feira, véspera da Sexta-Feira Santa, e Domingo de Páscoa são feriados. Sendo bem direto, a resposta é não.
O único feriado relacionado à Páscoa é a Sexta-Feira Santa. Sua data, no entanto, não é fixa, visto que ela acontece ao fim da Quaresma, contada após a Quarta-Feira de Cinzas, após o Carnaval.
Já a quinta-feira e domingo o trabalho ocorre normalmente, semelhante a qualquer outro dia. Ausências sem acordo prévio com o empregador podem resultar em descontos no dia de trabalho.
No setor público, os governadores têm a prerrogativa de decretar pontos facultativos, enquanto os prefeitos podem promulgar leis estabelecendo o feriado municipal nesses dias.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!