Mudanças

Niterói tem alterações em trânsito para o Dia de São Pedro; confira

Programação conta com procissão terrestre e marítima

Trânsito terá mudanças em Jurujuba.
Trânsito terá mudanças em Jurujuba. |  Foto: Divulgação Prefeitura de Niterói
  

A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), planejou um esquema especial de trânsito para os tradicionais festejos em comemoração ao dia de São Pedro, comemorado nesta quarta-feira (29), em Jurujuba.

Segundo o órgão, haverá interdição ao trânsito e proibição de estacionamento nas vias do bairro. A programação da festa, que é organizada pela Capela de São Pedro e a colônia de pescadores Z-8, uma das mais antigas da cidade, conta com o apoio da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). As atividades começam às 5h, com a alvorada, seguida por uma missa solene na Capela de São Pedro.

Às 10h, sairá a procissão terrestre levando a imagem de São Pedro até o cais, de onde começará a procissão marítima, que sairá do cais de Jurujuba, percorrerá a baía de Guanabara até a altura do Museu de Arte Contemporânea (MAC), depois retornará pela orla na direção da Fortaleza de Santa Cruz voltando para o cais de Jurujuba. A programação desta quarta-feira (29) prevê ainda celebrações religiosas, comidas típicas e shows.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, afirma que a festa de São Pedro e a Procissão Marítima fazem parte do Calendário Turístico de Niterói e vê com otimismo a retomada do evento religioso com a tradicional Procissão Marítima, que atrai turistas e visitantes, além de movimentar polo gastronômico do bairro.

Trânsito

Nesta quarta-feira (29), a Av. Carlos Ermelindo Marins será interditada ao trânsito das 05h até às 03h do dia subsequente, entre a Al. Marechal Pessoa Leal e a Estrada General Gaspar Dutra, para as festividades do dia de São Pedro. Haverá proibição de estacionamento nesta via a partir de 00h de quarta-feira (29) até às 04h de quinta-feira (30). 

A programação começa com a alvorada, que se inicia às 05h, seguida de missa solene e campal, às 06h e 09h, respectivamente, e a procissão terrestre, que acontece às 10h. 

No fim de semana, entre sexta (01) e domingo (03), o fluxo de veículos será interditado na Av. Carlos Ermelindo Marins, compreendendo o trecho entre a Al. Marechal Pessoa Leal e a Estrada General Gaspar Dutra, das 05h até às 04h do dia subsequente.

 Será proibido estacionar durante os dias 01, 02 e 03 de julho nos seguintes trechos: Av. Carlos Ermelindo Marins, entre Al. Marechal Pessoa Leal e Est. General Gaspar Dutra; Trav. Prefeito Alberto Fortes, entre a Travessa São Jerônimo e Av. Carlos Ermelindo Marins; Est. General Gaspar Dutra, entre a Travessa São Jerônimo e a Av. Carlos Ermelindo Marins; Travessa São Jerônimo, em toda sua extensão.

No domingo (03), um comboio de motociclistas irá realizar uma procissão que tem como ponto de partida a Praia da Boa Viagem e destino final na Capela de São Pedro, em Jurujuba, percorrendo por toda orla de Niterói, sendo escoltados por duas motos-patrulhas da Nittrans.

Alteração no ônibus

O ponto final das linhas 33 e 17 será alterado para a Av. Carlos Ermelindo Marins, na altura da Al. Marechal Pessoa Leal, nos horários de interdição da Av. Carlos Ermelindo Marins.

Programação

Dia 29/6 – Quarta-feira

5h – Alvorada

6h – Missa Solene na Igreja de São Pedro

9h – Missa Solene Campal com benção especial das chaves

10h – Procissão terrestre levando a imagem de São Pedro até o cais de onde sairão os barcos para a PROCISSÃO MARÍTIMA

13h – Almoço do Pedrão

14h – Santo Terço e benção

15h – Missa Solene

18h – Show cultural com a Quadrilha do CEU

20h – Missa Solene e logo após Queima do Quadro de São Pedro

Dia 02/07 – Sábado – Das 9h até meia-noite

Futebol, recreação infantil, barraquinhas com Almoço do Pedrão, roda de samba e shows

Dia 3/07 – Domingo – Das 9h até meia-noite

Futebol, Moto procissão Falcão Peregrino e Amigos, Almoço do Pedrão, barraquinhas, Shows e Missa.

< Espetáculo ''Bolhado'' traz humor inteligente para Niterói Rafa Kalimann exibe 'bumbum' em ensaio sensual <