Cidades
Niterói vai comprar 800 mil doses de vacina russa Sputnik V
Publicada às 15h36. Atualizada às 18h18.
Niterói fechou, nesta quarta-feira (31), um contrato para compra de 800 mil doses da vacina russa Sputnik V. A informação foi confirmada pelo governo municipal na tarde desta quarta, na rede social do prefeito Axel Grael. Cada dose custará 9,95 dólares.
O contrato assinado pelo Prefeitura de Niterói segue agora para Moscou, na Rússia, para a assinatura dos russos e retorna com o cronograma de entrega do imunizante definido.
"Essa é mais uma frente que abrimos com o objetivo de comprar mais vacinas, lembrando que Niterói já faz parte do consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos com o mesmo fim. O foco é salvar vidas!"
Segundo a prefeitura, com a assinatura, o município passa a fazer parte do consórcio formado por estados do Nordeste e outras duas cidades: Araraquara e a vizinha Maricá.
Axel Grael disse que a cidade não mede esforços para vencer a guerra contra a Covid-19.
"Temos tomado todas as providências de prevenção e combate à pandemia, mas a nossa maior arma é mesmo a vacina. Por isso, estamos buscando no mundo onde podemos comprar uma vacina que esteja disponível, seja segura e eficaz", disse. "A assinatura desse contrato nos dará um calendário de remessa de lotes e a esperança de acelerarmos a imunização da nossa população".
Eficácia
A Sputnik V é uma vacina registrada em mais de 55 países. O ensaio clínico foi realizado em mais de 31 mil voluntários. A Fase III da pesquisa está sendo realizada nos Emirados Árabes, Índia, Venezuela e Belarus. Os ensaios demonstraram 90% de eficácia da vacina na imunização.
Em outra frente de negociação, o prefeito Axel Grael confirmou a participação de Niterói, no dia 22, no Consórcio para compra de vacinas Contra Covid-19 pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), juntando-se a mais de dois mil prefeitos de capitais brasileiras.
Esforço
Em dezembro de 2020, a Prefeitura de Niterói assinou um memorando para a compra, com recursos próprios, de 1,1 milhão de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para Niterói. O Ministério da Saúde, no entanto, adquiriu todas as doses produzidas pelo Butantan, que estão sendo distribuídas para todos os estados brasileiros. Os estados distribuem para os municípios.
Maricá
Na última semana, a cidade de Maricá informou que ainda não há previsão para recebimento da primeira remessa da vacina russa Sputnik V.
Isso porque, apesar da agilidade na compra, há um obstáculo para a concretização do acordo: a vacina ainda não foi aprovada para ter registro definitivo nem autorização temporária de uso no Brasil.
Atender a um dos pré-requisitos é condição necessária para que as doses possam ser distribuídas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!