Cidades

Niterói vai retomar fiscalização nos acessos às praias

Fiscalização no acesso à praia de Itaipu. Foto: Marcelo Tavares

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, informou, na noite desta terça-feira (1º), que a cidade irá retomar as fiscalizações nos acessos às praias a partir da próxima quinta-feira (3). O objetivo é evitar aglomerações exageradas e o desrespeito às medidas sanitárias de prevenção da Covid-19, segundo a publicação feita no Twitter. 

"Concluindo mais uma avaliação sobre a pandemia Covid-19 com equipe e preocupado com a falta de leitos para pacientes graves no Rio e SG", iniciou o prefeito.

Em seguida, ele complementa: "O descontrole nas cidades vizinhas impõe atenção máxima em Niterói. No Hospital Carlos Tortelly por exemplo, mantido com recursos exclusivos da Prefeitura de Niterói, de 20 leitos abertos para coronavírus, hoje 13 ocupados, dos quais 9 de pacientes de cidades vizinhas. Isso também está ocorrendo nos hospitais privados de Niterói. Apesar do controle da pandemia em Niterói, nossa cidade não é uma ilha no contexto metropolitano", escreveu.

Após expor a preocupação, Rodrigo divulga a decisão de retomar o controle nos acessos às praias da cidade.

"Niterói vai seguir vencendo a batalha pela vida contra o coronavírus, salvando vidas, protegendo seus cidadãos e suas famílias e retomando sua economia", finaliza.

Prorrogação das medidas restritivas

A Prefeitura de Niterói publicou no Diário Oficial desta terça-feira (1º) a prorrogação das medidas restritivas de isolamento social até o dia 31 de dezembro. O decreto 13.817/2020 consolida também as regras que regem os serviços que já estão em funcionamento na cidade. O objetivo é deter a transmissão do novo coronavírus em Niterói.  

Atividades privadas

A cidade manteve as autorizações para as atividades indicadas no Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, conforme protocolos, taxas de ocupação e operação já definidas, mas o decreto reforçou que os estabelecimentos devem adotar medidas para que sejam mantidas as regras de distanciamento social, bem como deverão fornecer álcool em gel para os clientes e colaboradores e máscaras faciais para os funcionários, além de serem responsáveis por admitir o ingresso apenas de clientes que usarem máscara facial.  

Os estabelecimentos, comércio de rua e centros comerciais têm o funcionamento permitido no horário das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 20h, aos sábados. 

Idosos  

Os supermercados e mercados que já possuem serviço de entrega de compras (delivery) deverão atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, preferencialmente, realizando as entregas no prazo máximo de 48 horas, enquanto perdurarem as medidas para enfrentamento da pandemia. Além disso, os idosos têm acesso com horário exclusivo estabelecido desde a abertura até as 10h ou entre 13h e 15h. 

Espaços públicos e museus

Fica mantida a autorização para a prática de atividades físicas individuais na areia e nos calçadões das praias das 6h às 12h30 e de 16h as 22h, observadas as normas de distanciamento social.

O horário das 10h30 às 12h30 será de utilização exclusiva por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A utilização dos aparelhos de ginástica instalados nos calçadões está proibida. 

< Dois detidos durante ação policial em Rio do Ouro Reino Unido será o primeiro país a vacinar contra Covid-19 <