Cidades

Niterói vai retornar com mais ônibus na volta às aulas

ônibus, passageiro, Covid-19, Coronavírus, Niterói, pandemia
Coletivos sem ar-condicionado no calor dos últimos virou motivo de revolta entre passageiros Foto: Pedro Conforte

A Subsecretaria Municipal de Transportes (SMTR) de Niterói informou nesta sexta-feira (29) que pretende aumentar a frota das linhas municipais de ônibus gradativamente até atingir o mesmo patamar antes da pandemia do coronavírus. Com o calor das últimas semanas e as restrições com diminuição de frota e proibição de coletivos com ar-condicionado, quem faz uso de ônibus na cidade sofre com as temperaturas elevadas.

Com o fim do isolamento social, apesar de Niterói manter as medidas restritivas até 28 de fevereiro, denúncias de ônibus lotados também são frequentes. Muitos moradores reclamam de aglomerações nas linhas municipais, alegando ainda risco à sociedade.

“É um absurdo o que está acontecendo em Niterói. Em plena pandemia, onde não pode isso e aquilo, diminuírem a frota de ônibus. Todos os dias é a mesma coisa: ônibus lotados, pessoas em pé, motorista tendo que deixar de pegar passageiro porque não tem mais onde colocar. Nós precisamos de mais ônibus, pagamos caro por isso, precisamos sair de casa para trabalhar. O que adianta máscara, álcool em gel, se a gente pega ônibus lotado todos os dias?”, disse uma moradora da cidade, Debora Zerbin, em publicação no grupo do Plantão Enfoco.

Lotação dos ônibus com frota em baixa circulação tem sido alvo de reclamações. Foto: Pedro Conforte

Em nota, a Prefeitura de Niterói confirma que a frota de ônibus municipal ainda não está circulando em sua totalidade, mas conta com reforço nos horários de pico. A subsecretaria disse ainda que tem feito ações de fiscalização dos ônibus com base em reclamações dos usuários, sobretudo no Terminal Rodoviário João Goulart, no centro da cidade.

Além disso, a subsecretaria informou que reclamações podem ser encaminhadas através da ouvidoria da prefeitura, no telefone (021) 96992-7444, através do aplicativo Colab.re ou nas páginas da Prefeitura de Niterói nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

< Diretor de hospital no Rio é exonerado após perda de 700 doses da vacina Educação: Niterói convoca aprovados em concurso de 2016 <