Covid-19
Niterói volta a recomendar o uso de máscaras em ônibus
Subsecretário recomendou medida devido ao aumento de casos
A Prefeitura de Niterói voltou a recomendar o uso de máscaras dentro dos ônibus para passageiros e motoristas. A medida é do subsecretário de Trânsito e Transportes de Niterói, Murillo Moreira Junior, e acontece após o aumento do número de casos no estado e na cidade.
"Acolhendo as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, bem como acompanhando as recomendações de outras Secretarias de Saúde de municípios vizinhos, acatamos a sugestão de que seja recomendado o uso de máscaras no interior dos coletivos e todo o transporte de passageiros, não só dos passageiros como também dos motoristas e prepostos", alertou o subsecretário do município.
A secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que a orientação reforça o Decreto nº 14.343/2022, de 31 de março, em que o uso de máscaras é recomendado em transportes coletivos e públicos; em serviços de saúde assistenciais (hospitais, laboratórios, clínicas, farmácias e afins); para pessoas pertencentes a grupos de risco para Covid-19 (imunossuprimidos, gestantes e idosos); e para quem está com sintomas gripais.
A pasta complementa ainda que por conta do período de maior incidência de casos positivos da Covid-19, a Subsecretaria de Trânsito e Transportes enviou um ofício aos Consórcios Municipais relembrando a recomendação para o uso do acessório de proteção dentro dos coletivos da cidade.
O Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo informou ao ENFOCO que concorda com a decisão e também recomenda o uso do item.
"O Sintronac corrobora a necessidade urgente da volta do uso dos EPIs e que tanto a população quanto os rodoviários completem o esquema vacinal. Niterói, inclusive, já anunciou uma quinta dose", disse Rubens dos Santos Oliveira, presidente do Sintronac. Logo, entendendo serem necessárias adoção de medidas que visem minimizar os efeitos da propagação da Covid-19, recomendamos o retorno do uso de máscaras no Transporte Público em nosso Município", disse a entidade.
São Gonçalo recomendou a volta das máscaras em locais fechados, e obrigatório em unidades de saúde
A cidade de São Gonçalo, vizinha de Niterói, voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração, e tornou obrigatório o uso em todas as dependências das unidades públicas de saúde para evitar o contágio da Covid-19. A portaria foi publicada em Diário Oficial no dia 10 de novembro.
A medida também é sugerida pelo município principalmente ao grupo de pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados da doença, ou aquelas que tenham tido contato próximo com quem positivou em qualquer local.
Para as pessoas com fatores de riscos para complicações do coronavírus, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades, a recomendação do uso de máscaras é para os locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração de pessoas ou na ocorrência de surto de covid-19 em determinado local ou instituição – situações de maior risco de contaminação pela covid-19.
Segundo a secretaria municipal de Saúde de Niterói, Segundo a secretaria municipal de saúde, da prefeitura de Niterói, os dados de Covid-19 são atualizados semanalmente com os números da semana epidemiológica anterior.
Na semana epidemiológica 45, que compreende o período de 06 a 12/11, o município registrou 373 casos de Covid-19, com percentual de aumento de 69% em relação à semana anterior. Neste mesmo período houve aumento na procura por testes, sendo realizado um total 2.233 testagens, com percentual de 28% de resultados positivos.
Niterói possui atualmente quatro pacientes adultos internados em enfermaria na rede municipal de saúde; na rede privada são 23 pacientes internados em leito de enfermaria e 11 em leitos de UTI.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!