Investimento
Aluguel Universitário: sai resultado preliminar em Niterói
Candidatos desclassificados podem contestar até quinta (18)

O sonho de estudar com mais dignidade ficou mais perto para centenas de jovens. A Prefeitura de Niterói divulgou, nesta terça-feira (16), por meio do Diário Oficial, o resultado preliminar do Aluguel Universitário.
Ao todo, 833 candidatos foram classificados para a próxima etapa do que já é reconhecido como o maior programa municipal de auxílio-moradia para estudantes do Brasil. Outros 123 inscritos foram desclassificados, por diferentes motivos apontados na análise documental.
O programa garante R$ 700 mensais para ajudar estudantes universitários de baixa renda a custear a moradia no Centro da cidade, facilitando o acesso às instituições de ensino e reduzindo o peso do aluguel no orçamento familiar. O resultado final será divulgado na sexta-feira (19), após o período de recursos. O primeiro pagamento está previsto para fevereiro de 2026.
Seleção técnica e critérios
O processo seletivo é conduzido pela Coordenadoria da Juventude e segue rigorosamente a Lei Municipal nº 3.996/2025, o Decreto nº 309/2025 e o Edital SEXEC/COJUVE nº 02/2025, publicado em 19 de novembro de 2025.
A avaliação levou em conta a documentação enviada, o cumprimento dos requisitos obrigatórios e, quando aplicável, os critérios de pontuação estabelecidos em edital.
O resultado preliminar traz duas listas: candidatos classificados, que seguem no processo; e candidatos desclassificados, com a indicação dos motivos do indeferimento.
Prazo para recurso
Quem teve o pedido indeferido ainda pode tentar reverter a decisão. De acordo com o edital, o prazo para interposição de recurso vai desta terça-feira (16), a partir das 10h, até quinta-feira (18), às 23h59, exclusivamente pela Plataforma COLAB. Após essa etapa, será publicado o resultado final homologado, com eventuais alterações.
Quem pode participar do Aluguel Universitário
Para concorrer ao benefício, o estudante precisa atender a todos os requisitos:
- Estar matriculado em curso superior presencial;
- Ser oriundo de família com renda bruta de até três salários mínimos;
- Não receber outro subsídio financeiro de mesma natureza;
- Ter mais de 18 anos na data de publicação do edital.

Ezequiel Manhães
Redator
Jornalista com experiência em hard news e produção audiovisual, tendo como foco reportagens factuais, especiais e conteúdos multimídia. Atua com rapidez, comprometimento e precisão na apuração, tendo como destaques coberturas de temas como política, economia, cidades, segurança pública e comportamento.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



