Turismo
Alunos de Niterói farão excursões em ônibus temáticos
As aulas-passeio serão realizadas ao longo do ano letivo

A cidade como sala de aula. Essa é a proposta do Programa Circuito da Cidade, lançado nesta terça-feira (30) pela Prefeitura de Niterói para levar estudantes da rede municipal a conhecer de perto os principais pontos turísticos, históricos, culturais e naturais do município. A iniciativa pretende ampliar o repertório cultural dos alunos e fortalecer o sentimento de pertencimento, mostrando que não é preciso sair da cidade para viver experiências transformadoras.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria das Culturas, a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). As aulas-passeio serão realizadas ao longo do ano letivo e envolverão crianças de 5 anos, estudantes do 4º ano e do 8º ano do Ensino Fundamental.
Confira o intinerário:
- Museu de Arte Conteporânea (MAC);
- Campo de São Bento;
- Caminho Niemeyer;
- Museu Janete Costa;
- Solar do Jambeiro;
- Fortaleza de Santa Cruz;
- Ilha da Boa Viagem;
- Parque Orla de Piratininga;
- Museu de Arqueologia de Itaipu;
- Theatro Municipal João Caetano.
Em cada parada, haverá atividades educativas para aproximar os alunos da história e do patrimônio da cidade.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a proposta vai além do turismo.
Ao conhecerem a história e o patrimônio de Niterói, os estudantes fortalecem o sentimento de pertencimento e criam vínculos com sua própria comunidade. Queremos abrir oportunidades para que todos tenham acesso a experiências que muitas vezes não estão ao alcance de suas famílias
Identidade visual
Durante o lançamento, realizado no auditório do Caminho Niemeyer, a Prefeitura também apresentou os novos ônibus temáticos que transportarão os alunos. Com identidade visual inspirada nos próprios estudantes, os veículos também serão utilizados nos Jogos Escolares de Niterói e em deslocamentos para centros de formação e treinamento.
Para o presidente da Neltur, André Bento, a experiência tem potencial de transformar a relação dos jovens com a cidade e com o turismo.
Quando as crianças descobrem a cidade, descobrem também o mundo que podem transformar. No futuro, elas serão as principais divulgadoras das belezas de Niterói
Entre os estudantes, a novidade foi recebida com entusiasmo. Luís Mateus Machado Caetano, de 15 anos, da Escola Altivo César, celebrou a iniciativa:
"Achei a ideia muito legal. Vamos poder aproveitar bastante e participar de várias atividades culturais pela cidade", disse.
Com o Circuito da Cidade, cada ponto turístico se torna uma oportunidade de aprendizado, e cada passeio, um novo capítulo na relação dos alunos com a cidade onde vivem.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!