Logo Enfoco


    Pais criticam

    Alunos se protegem de tiros durante ação policial em Niterói

    Secretaria argumenta que protocolo de segurança foi acionado

    Publicado 30/08/2024 às 15:02 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Segundo responsáveis, alunos foram colocados em uma sala, com janelas voltadas para favela
    Segundo responsáveis, alunos foram colocados em uma sala, com janelas voltadas para favela |  Foto: Grupo Enfoco

    Pais e responsáveis de alunos do Ciep 449 Intercultural Brasil-França, localizado em Charitas, na Zona Sul de Niterói, denunciaram que a instituição manteve as aulas e avaliações nesta sexta-feira (30), mesmo com o Morro do Preventório que fica próximo à escola sob uma operação da Polícia Militar.

    Responsável por uma estudante de 17 anos relatou que a escola não só não suspendeu as aulas como os alunos ainda tiveram que realizar uma avaliação da disciplina de Francês.

    "Mesmo vendo que estava iniciando uma operação no Preventório e rolando tiroteio, eles seguiram com a programação normal de aula, inclusive orientando a quem entrasse em contato que fosse à aula, pois haveria avaliação", relatou a mãe.

    Ainda segundo a responsável, os alunos foram encaminhados para uma sala, cujas janelas são voltadas para a comunidade. Os estudantes aparecem em imagens sentados no chão durante um tempo no local. 

    Aspas da citação
    Além de apavorados, ainda foram submetidos a uma avaliação. E ela (filha) foi informada do ocorrido antes de chegar à escola, porém foi orientada a ir mesmo assim devido a essa avaliação porque eles não iriam remarcar.
    Mãe responsável por uma das estudantes
    Aspas da citação

    Conforme a denúncia, as turmas são de 1° ao 3° ano do ensino médio e a maior parte dos estudantes são menores de idade. 

    Questionada, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que foi acionado protocolo de segurança estabelecido com o Ministério Público para manter a escola aberta. Segue nota na íntegra. 

    "Foi acionado o protocolo de segurança da escola até o término da operação. Após o término, as aulas foram retomadas. A Secretaria de Estado de Educação segue o Protocolo de Comunicação e Proteção de Unidades Escolares estabelecido pelo Ministério Público em conjunto com órgãos de segurança. A medida visa amenizar o impacto das operações policiais nas escolas das redes estadual e no aprendizado dos alunos. Para isso, há uma integração entre a pasta e as Forças de Segurança do Estado do Rio. A pasta esclarece que os diretores das unidades possuem autonomia para abertura e fechamento dos colégios para garantir a integridade de alunos e servidores",

    Operação do 12° BPM

    Nesta sexta-feira (30), a comunidade do Preventório amanheceu sob operação realizada por equipes do 12° BPM (Niterói), com objetivo de coibir o tráfico ilícito de drogas, a redução do índice de roubo de veículos e a remoção de barricadas.

    Conforme a PM, durante a ação, seis acusados de envolvimento com o tráfico foram presos. Foram apreendidas 2 pistolas 9mm, 290 pedras de crack, 153 pinos de cocaína, 103 trouxinhas de maconha, 2 carregadores de pistola, munições e um rádio transmissores.

    O material será encaminhado para a 79ª DP (Jurujuba).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Pai é preso acusado de estuprar criança de 5 anos

    Próximo artigo
    >

    Teto de tradicional igreja cai e deixa mortos e feridos no Recife

    Relacionados em Niterói