Segurança viária
Após feriado com mortes, PRF 'trava' motociclistas na Ponte
Ação visa reforçar conscientização no trânsito

Depois de um feriado marcado por acidentes, com 3 mortes e 94 pessoas feridas nas rodovias federais do Rio de Janeiro, uma nova operação foi lançada nesta quarta-feira (7) com foco especial nos motociclistas. A ação, promovida na praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói, integra a campanha Maio Amarelo 2025, que traz o lema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os recentes dados foram contabilizados entre os dias 30 de abril e 4 de maio, período da Operação Dia do Trabalhador. Não foram informados, portanto, as dinâmicas dos sinistros, além dos tipos de veículos envolvidos.
“Hoje vemos muitos acidentes com motociclistas, muitos jovens, sem habilitação, sem capacete, condutas perigosas que resultam em sequelas permanentes ou até mortes”, afirmou o porta-voz da PRF, José Hélio, durante o evento.

A escolha da Ponte Rio-Niterói para o lançamento da campanha não foi por acaso. Diariamente, milhares de motos cruzam a via ligando a Região Metropolitana à capital, e muitos desses condutores estão em atividade profissional. O objetivo é reforçar a importância de equipamentos de proteção, condução responsável e respeito às leis de trânsito.
“A Ponte é, sem dúvida nenhuma, um grande corredor que liga a capital do estado a outras cidades da Região Metropolitana, mas também é uma passagem para o mundo inteiro. E essa ação tem o objetivo de conscientizar o condutor. Não há pressa que justifique uma vítima no trânsito”, afirmou Andréa Mônica, vice-presidente do Detran.RJ.
Entre os participantes, o motociclista Cosmo Cardoso de Oliveira, de 44 anos, elogiou a iniciativa.
“Esse evento é muito importante, maravilhoso. Era para ter sempre. Como a minha cunhada mora na Alameda, em Niterói, eu sempre estou por aqui. Não toda hora, mas sempre estou passando na Ponte”, disse.
A operação contou com apoio do Detran-RJ, SEST/SENAT, Operação Lei Seca, EcoPonte, Arteris Fluminense, ANTT, além das guardas municipais de São Gonçalo e Itaboraí. Houve distribuição de material educativo, uso de simuladores e orientações sobre pilotagem segura.
A campanha Maio Amarelo, criada com base em resolução da ONU, ocorre anualmente com ações de educação e fiscalização. Durante a mobilização, são abordados temas prioritários como: irregularidades na condução de motocicletas, transporte de crianças sem o uso da cadeirinha, sinistros provocados por excesso de velocidade ou consumo de álcool, riscos do uso do celular ao volante e a importância do descanso obrigatório para motoristas profissionais.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!