Inusitado!
Ariranha é achada dentro de piscina de casa em Niterói; vídeo
Mamífero foi examinado por veterinários e reintegrado à natureza
Moradores de uma casa no Cafubá, na Região Oceânica de Niterói, levaram um grande susto, nesta quinta-feira (5), ao encontrarem uma ariranha na piscina da residência.
Assustados, os residentes entraram em contato com agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói para realizar o resgate. Os agentes resgataram o animal, que foi examinado e, em seguida, devolvido à natureza.
A ariranha é um mamífero que pode chegar a 1,8 metro de comprimento e até 30 quilos. O animal habita normalmente em ambientes de água doce e busca locais onde as margens apresentam menor declive. Com a vegetação densa, a ariranha consegue construir tocas.
Conforme a Guarda Municipal, ninguém sabe como o animal chegou até a casa e entrou na piscina. Os agentes acreditam que, pela proximidade com a Lagoa de Piratininga, a ariranha pode ter saído da toca e se perdido.
O animal estava agitado e assustado e chegou a dar trabalho aos guardas que participaram da captura. Após o resgate, o mamífero foi examinado por um veterinário e reintegrado à natureza na Lagoa de Piratininga.
Assista:
Como é feito o resgate?
A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, captura o animal silvestre que tem as condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.
Os animais que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.
A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que, se uma pessoa encontrar um animal silvestre, deve entrar em contato imediatamente com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), pelo número 153, para que o resgate possa ser feito por agentes treinados.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!