Logo Enfoco


    'Loucos pela Vida'

    Bloco promete agitar Niterói nesta terça-feira; veja programação

    Concentração está marcada para 14h30, na Cantareira

    Publicado 24/02/2025 às 11:39 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Bloco carnavalesco antimanicomial promove a saúde, a integração e a cidadania
    Bloco carnavalesco antimanicomial promove a saúde, a integração e a cidadania |  Foto: Divulgação / Josemias Moreira

    Abram alas que o carnaval da felicidade e da inclusão passará pelas ruas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Será realizado nesta terça-feira (25) o tradicional desfile do bloco carnavalesco Loucos pela Vida. A concentração está marcada para 14h30 na Praça Leoni Ramos, na Cantareira, em São Domingos, de onde saíra o cortejo, às 15h30, em direção à Praça Duque de Caxias, em Gragoatá.

    Neste ano o enredo que vai animar os foliões é o “Cata Lata, Cata Sonhos - O Ambiente Vem Gritar: No Esquenta e Esfria, Nosso Bloco Vai Passar”, que também tem o propósito de conscientizar a população sobre a necessidade da reciclagem de materiais, do combate ao racismo ambiental e alertar sobre os perigos da mudança climática por ação direta da sociedade na natureza.

    A reciclagem no Brasil está diretamente relacionada à questão social, a necessidade que os catadores têm de garantir seu sustento. Com essa abordagem, o enredo interpreta o coletor de materiais recicláveis como um símbolo de esperança e resistência contra o flagelo da miséria, do aquecimento global e da vulnerabilidade social imposta à população periférica e marginalizada.

    O bloco carnavalesco antimanicomial que promove a saúde, a integração e a cidadania através da arte e da cultura popular, desfila há mais de 20 anos, foi uma iniciativa da rede de saúde mental de Niterói e atualmente se constitui como um coletivo de músicos com autonomia que contam com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O coletivo organizador é um desdobramento de práticas e políticas para afirmação do direito à liberdade, cidadania e ao cuidado daqueles em sofrimento psíquico.

    Os ritmistas ensaiam no Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CECO), no bairro de São Lourenço. A coordenadora do espaço, Viviane Costa, explica a importância da cultura para os usuários da rede.

    "A arte e o lazer, representados aqui através do carnaval, demonstram uma ampliação da compreensão de saúde. O que evidencia socialmente que pessoas com sofrimento mental são muito mais que a doença. E o 'Bloco Loucos pela Vida' é um exemplo disso ao produzir a alegria, o conviver, a solidariedade e reafirmar a potência da diferença no social".

    O Bloco Loucos Pela Vida conta com apoios e parceiros como: Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde); Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CECO); Neltur; MACquinho Cultural, Bateria Leões da UFF, Projeto Bem Viver em Comunidade e Favela Verde.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Jornalista da Globo e técnico Bernardinho aparecem juntinhos

    Próximo artigo
    >

    Acusados de roubos caem de moto e são detidos na Zona Norte

    Relacionados em Niterói