Logo Enfoco


    Influenza

    'Boom' de casos de Influenza em crianças preocupa escolas de Niterói

    Houve salto de 82,34% de notificações na cidade, diz prefeitura

    Publicado 17/05/2025 às 7:45 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral, febril e aguda
    A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral, febril e aguda |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    O número de casos de infecção pelo vírus da gripe Influenza tem gerado preocupação entre os moradores de Niterói. Pais e responsáveis por crianças denunciam um aumento expressivo das ocorrências, tanto em escolas públicas quanto em instituições particulares da cidade. Neste ano, o número de casos registrados teve um aumento de 82,34% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da prefeitura.

    A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral, febril e aguda, geralmente benigna e autolimitada. No entanto, o vírus possui alto potencial de transmissão.

    Existem quatro tipos de vírus da gripe: Influenza A, B, C e D. Os tipos A e B são os principais responsáveis pelas epidemias sazonais, sendo o tipo A historicamente relacionado às grandes pandemias.

    'Boom' de casos

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente nos primeiros cinco meses deste ano foram registrados 2.119 casos, contra 1.162 no mesmo período do ano passado, representando o aumento de 82,34%. Esse crescimento tem gerado preocupação entre os moradores, especialmente entre os responsáveis por crianças, já que, segundo denúncias, os casos têm aumentado em escolas públicas e particulares.

    De acordo com relatos de direções de escolas particulares, as instituições têm recebido alertas sobre infecções em alunos.


    Aspas da citação
    Fomos informados por alguns responsáveis que há alunos com infecção pelo vírus Influenza (tipos A e B)
    direção de uma escola particular no bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade
    Aspas da citação

    Preocupada com a situação, a escola particular tem emitido comunicados aos responsáveis, alertando sobre os casos e reforçando orientações preventivas.

    Sintomas

    Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da gripe são: febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dores no corpo (mialgia) e perda de apetite (anorexia), além de sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. Outros sinais possíveis incluem diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.

    Em adultos saudáveis, o quadro clínico pode variar em intensidade. Já em crianças, a febre tende a atingir níveis mais altos, sendo comum o aumento dos linfonodos cervicais. Nesses casos, também podem ocorrer episódios de bronquite, bronquiolite e sintomas gastrointestinais.

    Já em idosos, a febre pode ser o único sintoma presente, frequentemente em níveis mais baixos, o que pode dificultar o diagnóstico precoce.

     Ações nas escolas

    De acordo com a Prefeitura de Niterói, está sendo realizada uma ação em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

    A mobilização ocorre nas escolas da rede municipal com o objetivo de atualizar a vacinação dos mais de 30 mil alunos matriculados, como medida para amenizar e controlar a situação do aumento de casos de gripe (Influenza) na cidade.

    Os responsáveis que não autorizarem a vacinação nas escolas devem levar seus filhos à unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização conforme o calendário vacinal. Os professores também estão sendo avaliados para atualização de vacinas.


    Aspas da citação
    Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, iniciamos essa ação nas escolas da rede municipal para ampliarmos a cobertura vacinal das crianças de Niterói. É importante que todos os cidadãos procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para manter a carteira de vacinação atualizada
    Ilza Fellows, secretária de Saúde de Niterói
    Aspas da citação

    Em algumas escolas particulares, diante dos relatos de aumento de casos, uma unidade localizada em Icaraí, por exemplo, intensificou as medidas de limpeza e higienização dos ambientes, seguindo os protocolos sanitários.

    Além disso, foi reforçada a orientação para que alunos com sintomas gripais não compareçam às aulas, como forma de preservar o bem-estar coletivo e evitar a disseminação do vírus.

    Vacinação

    Durante o "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (10) em Niterói, houve um aumento de 30% no número de doses aplicadas em relação ao mesmo evento no ano passado.

    A mobilização envolveu mais de 1.000 profissionais de saúde e foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais, Módulos do Médico de Família, além de postos extras no Plaza Shopping, Clube Central e Mercado Municipal.

    A vacinação segue disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades de saúde da cidade. Adultos devem apresentar documento de identidade. Crianças e adolescentes devem levar CPF e carteira de vacinação.

    A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o imunizante está disponível para toda a população acima de seis meses de idade em todas as unidades da rede pública municipal.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Niterói