Violência
Briga entre estudantes é flagrada em Niterói; veja vídeo
Conflito ocorreu nos arredores do colégio da zona sul da cidade
Um vídeo gravado no entorno do Colégio Estadual Guilherme Briggs, localizado no bairro Santa Rosa, em Niterói, mostra uma briga entre duas alunas da instituição. As agressões aconteceram nesta segunda-feira (5) e atraíram a atenção de outros alunos e pedestres que passavam no local.
A briga aconteceu fora do horário escolar e da sede da instituição. No vídeo, é possível ver que o conflito evoluiu rapidamente. Uma das alunas, com idade ainda desconhecida, seguiu a outra até o meio da rua e desferiu uma série de socos no rosto da estudante, caída no chão.
As pessoas que estavam no local somente assistiram ao conflito, que só foi apartado depois da intervenção de um homem que passou e ordenou que fossem separadas.
Segundo relatos, o Colégio Guilherme Briggs trata-se de uma instituição tradicional, com quase 100 anos de existência e que não costuma ter como parte do histórico brigas e confusões deste tipo.
Seeduc
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) lamentou o incidente e informou que, embora a briga tenha ocorrido fora da unidade escolar, a direção do colégio está prestando toda a assistência necessária às envolvidas.
Ainda de acordo com a Seeduc, os responsáveis pelas alunas foram também chamados à escola, e todas as medidas pedagógicas e disciplinares cabíveis estão sendo tomadas.
Diretora da instituição, Alcineia Souza Rodrigues da Silva esclareceu que tomou ciência da confusão na manhã desta terça-feira (6) e reforçou que a situação já foi controlada.
"Nós repudiamos qualquer tipo de violência. Somos uma instituição que não tolera bullying, racismo ou brigas. Todas as medidas cabíveis foram tomadas e a situação já foi controlada", concluiu.
Registro de Violência Escolar
A Seeduc destacou ainda que o Conselho Tutelar foi acionado, e um Registro de Violência Escolar (RVE) foi formalizado. A ferramenta, criada pela secretaria, visa mapear casos de violência, racismo, discriminação e bullying nas escolas.
A Seeduc também reafirmou seu compromisso com a promoção de um ambiente escolar seguro e saudável.
A nota finaliza informando que a Seeduc repudia toda forma de agressão, não compactua com qualquer tipo de violência e discriminação, e reforça também que desenvolve ações pedagógicas de conscientização, escuta ativa e diálogo com os alunos, trabalhando para que a cultura de paz esteja sempre presente dentro e fora dos muros das escolas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!