Logo Enfoco


    Reforma total

    Cinema Icaraí: divulgadas as empresas que vão fazer as obras

    Serviço é estimado em cerca de R$ 45 milhões, segundo Prefeitura

    Publicado 08/08/2024 às 14:28 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O prazo estimado para a conclusão das obras é de um ano
    O prazo estimado para a conclusão das obras é de um ano |  Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Niterói divulgou no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (7), através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), as empresas responsáveis pela reforma do Cinema Icaraí, na Zona Sul da cidade: a Full Tec Engenharia, FTJ Engenharia e AP Brasil Construções e Serviços.

    De acordo com a Prefeitura, custo total da obra será de cerca de R$ 45 mihões, com redução de 2,7099% (46.986.935,46) do valor estimado e tem prazo de execução de 12 meses.

    Leia+: Agora vai? Placa do novo Cinema Icaraí anima população

    Leia +: Veja como vai ficar o novo Cinema Icaraí, em Niterói

    Projeto

    O trabalho inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de escada rolante e elevador, oferecendo acessibilidade plena aos visitantes.

    No salão, todos os componentes decorativos serão revitalizados e o palco será ampliado para comportar a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. A plateia terá capacidade para mais de 300 pessoas e será instalada uma plataforma elevada para acesso ao subsolo. O projeto também inclui a revitalização deste subsolo, abaixo do palco, para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.

    O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante. Já o segundo receberá toda a infraestrutura para atender a orquestra e também estarão localizadas as áreas administrativas do empreendimento.

    As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65, cada. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere.

    O quarto pavimento ganhará um bar bistrô e será criado um quinto para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar, sem retirar as características da fachada. Para colaborar com a sustentabilidade, serão instaladas na cobertura placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar e todo o prédio também terá sistema de captação de água da chuva para reuso.

    Historia

    Construído nos anos 40, o edifício em estilo art déco foi um dos mais tradicionais cinemas de Niterói, até encerrar as atividades em 2006. Devido a importância, o prédio foi tombado em 2001 pelo município e em 2008 pelo Estado, e guarda na memória dos niteroienses um espaço de cultura e encontro para lazer.

    Desde 2019, ano em que conquistou o termo de uso do prédio, a Prefeitura de Niterói realiza estudos e contrata empresas especializadas em projetos de arquitetura e restauro.

    Ainda foi realizado um trabalho conjunto com a UFF, com o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio (CMPPC), o Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Brasil faz jogo duro, mas perde para os EUA e vai lutar pelo bronze

    Próximo artigo
    >

    Baleia encalha e morre em praia da Zona Oeste do Rio

    Relacionados em Niterói