Teimosia
Curiosos se arriscam na beira de mar agitado em Itacoatiara
Há placas informando risco de morte por conta da ressaca
Mesmo com placas avisando sobre o risco de morte, devido às ondas de até 4 metros provocadas pela ressaca no litoral do Rio, curiosos foram flagrados na beira do mar na praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, na manhã desta terça-feira (13).
A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e reforça a importância de que todos mantenham uma distância segura das áreas afetadas. A previsão é de que o fenômeno continue a impactar a região até às 21h de quarta-feira (14), segundo a Marinha.
Leia+: Idoso morre após ser arrastado por onda em mirante no Rio
Leia+: Mar invade orla do Leblon e muda rotina de pedestres; vídeo
Leia+: Recorde! Rio tem madrugada mais gelada em 13 anos; veja bairro
O fenômeno natural cobriu parte da faixa de areia da praia de Itacoatiara e chegou ultrapassar a Pedra do Pampo, na região da prainha, impressionando os moradores e frequentadores.
O aposentado Erzelino Alves, de 66 anos, é um frequentador assíduo da praia de Itacoatiara. Nesta terça, ele mais uma vez fez questão de presenciar o fenômeno de perto.
"Aqui sempre tem ressaca e há várias placas nos alertando para o risco. Então fico só aqui de cima da escadaria admirando essa beleza. As ondas estão tão altas que ultrapassaram a pedra, isso é extraordinário", relatou Erzelino.
Piratininga
Na praia de Piratininga, também na Região Oceânica de Niterói, o som das ondas quebrando com força nas pedras e no calçadão tem atraído ainda mais curiosos, que precisam ter cuidados especiais.
Ricardo Almeida, de 45 anos, não perdeu a oportunidade de conferir o espetáculo natural.
"Isso aqui é deslumbrante, não vi nada igual, mas é perigoso demais. Só de ver já dá para sentir a adrenalina", afirmou.
Ventos
A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta sobre a previsão de ventos moderados a fortes, com possíveis rajadas muito fortes, durante o período de vigência do aviso de ressaca, entre às 6h desta segunda (12) e 21h de quarta (14).
O órgão informou ainda que os possíveis impactos na cidade incluem quedas de árvores, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Orientações
- Evitar o banho de mar e a prática de esportes na praia durante o período de ressaca;
- Não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar;
- Seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Em caso de acidentes no mar, não tentar resgatar as vítimas; acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!