7 de setembro
Desfile celebra Independência com tradição e orgulho em Niterói
Dezenas de unidades de ensino cruzam a Avenida Amaral Peixoto
Cerca de 15 instituições de ensino, entre crianças, estudantes e militares, cruzam a Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, para celebrar a Independência brasileira, comemorada neste sábado, 7 de setembro. O tradicional desfile cívico-militar acontece até às 13h e tem a expectativa de receber cerca de 2 mil pessoas.
O desfile conta com a participação de 15 instituições, incluindo escolas públicas, particulares e estaduais, além de diversas entidades que atuam no município. A professora Roberta Rodrigues de Miranda, ex-aluna do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), que participou da celebração, destacou a beleza do evento:
“O desfile está muito bonito, é uma pena que a população não valoriza. Você não vê o povo aplaudindo, você não vê o povo vibrando e eu acho uma coisa muito importante, é um momento muito importante para todos. Em 2015 eu desfilei como ex-aluna do IEPIC e minha filha está se formando esse ano e está desfilando também’’, contou orgulhosa.
A jovem Ester, de 17 anos, que desfilou pelo IEPIC, chamou atenção para a apresentação deste ano, que focou em enfatizar as mulheres que também protagonizaram o movimento de Independência. Nomes como o de Maria Felipa e Maria Quitéria foram evidenciados em bandeiras erguidas pelos alunos:
É uma sensação muito boa poder representar num dia tão importante para a construção da história do Brasil. Esse ano, nosso colégio trouxe a representação de mulheres que ajudaram também na luta pela independência do Brasil, como Maria Quitéria e outras que também lutaram. É muito importante poder mostrar um pouco da história do nosso país num dia tão feliz como esse.
Além das escolas, três tanques fizeram a passagem pela avenida. A Guarda Municipal de Niterói também participou da tradição, com cerca de 50 agentes, entre equipes de ações táticas, trânsito, meio ambiente e patrulha escolar, cruzando a avenida a pé. Além disso, motos, viaturas e um micro-ônibus do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) fizeram parte do desfile.
O empreendedor Clóvis Miranda, de 56 anos, que acompanhava o desfile, elogiou a organização, mas apontou a falta de engajamento da população: “Estou adorando aqui, o desfile está muito interessante, mas realmente falta participação da população para prestigiar as nossas forças’’, pontuou.
Esquema de trânsito e organização
Para garantir a fluidez do trânsito durante o desfile, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) mobilizou 22 operadores de trânsito, que atuaram em pontos estratégicos. Vias importantes, como as Avenidas Jansen de Melo e Marquês do Paraná, ficam interditadas das 6h às 13h. O estacionamento também foi proibido em diversas ruas da região para facilitar o andamento do evento e a segurança dos participantes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!