Moda artesanal

Empreendedoras pretas têm oportunidade de capacitação em Niterói

Projeto gratuito acontece nesta terça e quarta, no Centro

Liana Santos é graduada em designer de moda
Liana Santos é graduada em designer de moda |  Foto: Divulgação/Alan Benevides

Mulheres pretas de áreas periféricas de Niterói  poderão aprender mais sobre a cadeia produtiva da moda artesanal sustentável desde a criação, desenvolvimento e produção até a comercialização em oficinas gratuitas do projeto Ayan Badu, que será realizado nesta terça quarta-feira (19 e 20), das 13 às 17h, no Ceam Neuza Santos, no Centro da cidade. 

A responsável pelo projeto é a estilista, figurinista e consultora Liana D’Áfrika, nascida e criada em Niterói e militante afro. A iniciativa foi contemplada pela Chamada Pública do Fomentão da Secretaria Municipal das Culturas. 

Liane explica que a iniciativa vai além de uma simples descoberta de vocação profissional que alguma mulher preta tenha e ainda não saiba. Antes de tudo, a estilista afirma que o projeto tem um viés social. Por esse motivo, mulheres de todas as idades podem participar.

“O público-alvo do evento são mulheres de todas as idades, principalmente aquelas que tenham sofrido algum tipo de violência, inclusive a doméstica, por exemplo. Nossa ideia é empoderar mulheres periféricas, gerar renda e autonomia tanto financeira quanto social. E o nosso projeto faz isso por meio do aprendizado da costura, que é uma profissão digna e ancestral”, argumenta Liane.

Sobre Liana D’Áfrika

Liane explica que a iniciativa vai além de uma simples descoberta de vocação profissional
Liane explica que a iniciativa vai além de uma simples descoberta de vocação profissional |  Foto: Divulgação/Alan Benevides

Liana Santos é graduada em designer de moda pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduada em Figurino de Artes Cênicas pela Universidade Veiga de Almeida. Acumulou experiência no varejo de moda atuando como vendedora, assistente de estilo, gerente de produto e visual merchandising. 

Atualmente, com sua própria marca, realiza diversos desfiles afros, eventos e projetos culturais, fóruns de moda, simpósios, feiras, entre outros, visando construir moda com pluralidade e tendo como ponto focal o resgate de matriz afro-brasileira. Foi a única representante do estado do Rio de Janeiro no desfile do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MIC BR) em 2023. 

Serviço

Oficina Ayan Badu

Datas: 19 e 20 de março (terça e quarta)

Horário: De 13 às 17h

Local: Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam)

Endereço: Rua Cônsul Francisco Cruz, 49 - Centro, Niterói

Entrada franca

< Perseguição na BR-101 termina com veículo recuperado em Niterói Operação mira traficantes que dominam condomínios na Baixada <