Tempo
Entenda o que causa nevoeiro que encobre Niterói e São Gonçalo
Fenômeno chamou atenção de quem acordou cedo
O forte nevoeiro que encobre diversas áreas de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quarta-feira (3), chamou atenção de quem acordou cedo.
O fenômeno meteorológico que causa grande restrição da visibilidade, principalmente para os motoristas, pode se formar em qualquer época do ano, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite.
De acordo com meteorologistas, só é preciso que as condições atmosféricas estejam favoráveis. Justamente por isso, é um dos fenômenos meteorológicos mais difíceis de serem previstos.
"Tecnicamente o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno", ensina o Clima Tempo.
O nevoeiro é como uma nuvem, mas a base se forma perto do solo. A visão do nevoeiro é como uma enorme nuvem, de cor esbranquiçada que, dependendo da sua densidade, pode impedir a visão de objetos além de poucas dezenas de metros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!