Logo Enfoco


    Folia

    Escolas de samba animam moradores e visitantes em Niterói

    Festa reuniu mais de 60 mil pessoas no Caminho Niemeyer

    Publicado 23/02/2025 às 15:07 | Atualizado em 23/02/2025 às 18:21 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Alegria da Zona Norte foi uma das escolas que se apresentou
    Alegria da Zona Norte foi uma das escolas que se apresentou |  Foto: Quintanilha Filho

    Ao som das baterias, com fantasias coloridas e carros alegóricos caprichados, o Carnaval de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, transformou o Caminho Niemeyer, no Centro da cidade, em um palco de alegria e samba no pé no último sábado (22). As arquibancadas lotadas vibraram com o desfile das escolas do Grupo A, confirmando o crescimento da festa na cidade e o amor dos foliões pela tradição carnavalesca.

    A festa contou com a presença da Corte Momesca e reuniu mais de 60 mil pessoas nos dois dias de desfiles, entre moradores e visitantes. O espaço, que ampliou a visibilidade do público, garantiu uma experiência confortável para quem foi torcer pelas agremiações.

    O investimento de mais de R$ 450 mil da Prefeitura, por meio da Neltur, garantiu a estrutura dos desfiles, consolidando o evento como um dos mais organizados dos últimos anos.

    O desfile começou com a Império de Charitas e seguiu com Alegria da Zona Norte, Império de Arariboia, Magnólia Brasil, Unidos da Região Oceânica, Folia da Viradouro, Souza Soares e Experimenta da Ilha. Cada escola trouxe para a avenida seus enredos, cores e ritmos, arrancando aplausos do público.

    Maurílio Oliveira, 59 anos, um dos responsáveis pela harmonia da Alegria da Zona Norte, destacou a evolução do carnaval local.

    Maurílio Oliveira, um dos responsáveis pela harmonia da Alegria da Zona Norte
    Maurílio Oliveira, um dos responsáveis pela harmonia da Alegria da Zona Norte |  Foto: Quintanilha Filho

    “Esse ano já dá pra ver uma grande diferença nos carros alegóricos e fantasias. O sarrafo subiu, e estamos confiantes de que vamos conquistar o título”, disse convicto.

    Aspas da citação
    Carnaval é amor sem fim, tá no sangue. Desde a barriga da minha mãe eu já gostava
    Maurílio Oliveira Integrante da Alegria da Zona Norte
    Aspas da citação

    Para Rita de Cássia, 62 anos, que desfilou na Magnólia Brasil, a emoção foi especial.

    “Ano passado eu não vim porque perdi um amigo da escola, mas esse ano eu me empolguei de novo. A emoção de voltar a participar depois de um ano difícil é indescritível. Esse carnaval me trouxe de volta, e é isso que importa”, disse com alegria.

    Rita de Cássia voltou a desfilar após a perda do amigo, outro integrante da escola Magnólia Brasil
    Rita de Cássia voltou a desfilar após a perda do amigo, outro integrante da escola Magnólia Brasil |  Foto: Quintanilha Filho

    “A estrutura aqui tá 100%, muito organizada. Não chega aos pés das escolas do Rio, não tem nem lógica fazer essa comparação, mas tá crescendo”, completou.

    O militar Paulo César, de 61, morador de São Gonçalo, também não economizou elogios.

    O militar Paulo César não poupou elogios para a estrutura do desfile
    O militar Paulo César não poupou elogios para a estrutura do desfile |  Foto: Quintanilha Filho

    “O espaço é maravilhoso, a estrutura tá muito boa. Vim no ano passado, gostei e voltei agora com a família. Meu filho desfila na Magnólia Brasil, então a torcida vai pra eles”, comentou.

    O prefeito Rodrigo Neves acompanhou de perto os desfiles e enfatizou a relevância do evento para a cultura da cidade. Para ele, o Carnaval de Niterói é uma verdadeira demonstração da força cultural da cidade, que está em plena ascensão.

    “O carnaval é um momento de descontração, mas também de celebração da nossa identidade e da riqueza cultural que temos. Niterói, como cidade, tem muita tradição nesse evento e, ver tantas escolas representando seus bairros, é um orgulho", disse o prefeito.

    • Escolas de samba animam moradores e visitantes em Niterói
      | Foto: Divulgação / Paulo Lima
    • Escolas de samba animam moradores e visitantes em Niterói
      | Foto: Quintanilha Filho
    • Escolas de samba animam moradores e visitantes em Niterói
      | Foto: Quintanilha Filho

    "É um carnaval que cresce a cada ano, e nossa cidade se prepara para receber ainda mais foliões nos próximos anos. A passarela, apesar de não ter o tamanho da Sapucaí, oferece uma estrutura de qualidade, superior até mesmo à dos grupos de avaliação que desfilam na Estrada Intendente Magalhães, no Rio”, falou orgulhoso.

    De forma pessoal, Rodrigo falou sobre sua relação com o Carnaval. "Eu curto demais (o Carnaval). Curto com meus netos, com meus filhos, com a minha esposa, com a minha família. Sempre gostei de carnaval, porque acho que ele é a expressão da identidade do povo brasileiro, da nossa cultura e da nossa influência, especialmente a influência dos povos afrodescendentes que têm uma presença forte no carnaval e também na história de Niterói", afirmou.

    Além dos desfiles, blocos carnavalescos animaram diversos pontos da cidade. A programação completa do Carnaval de Niterói pode ser conferida no site niteroi.rj.gov.br/carnaval.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Impressionante: mulher escapa de grave acidente em SC; vídeo

    Próximo artigo
    >

    Banda do Ingá arrasta multidão para o centro de Niterói

    Relacionados em Niterói