Educação

Estudantes da UFF protestam em Niterói por transporte e moradia

Alunos ocupam o Centro de Artes da UFF desde o dia 18

Estudantes também pedem por melhorias nas instalações
Estudantes também pedem por melhorias nas instalações |  Foto: Divulgação / Alexandro Florentino

Cerca de 80 estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), que ocupam o Centro de Artes da UFF, realizaram na tarde desta segunda-feira (24), uma manifestação em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Os estudantes circularam pelas ruas do bairro, entoando palavras de ordem para que a reitoria se posicione a respeito das pautas da universidade.

Os alunos pedem atenção do reitor Antônio Claudio de Nóbrega pela ampliação dos restaurantes universitários (conhecidos como bandejões), das moradias estudantis e dos ônibus universitários (chamados de BusUFF).

O orçamento das universidades e institutos federais para 2024 é ainda menos que o já defasado orçamento de 2023. Isso impacta em salas de aula e laboratórios deteriorados, elevadores que não funcionam, rede elétrica e de internet que não atendem a demanda e caem constantemente, entre várias outras dificuldades Lorran Neves, Estudante de Ciências Sociais e membro do DCE da UFF

Leia+: Estudantes da UFF ocupam reitoria em meio a agressões; vídeo

Leia+: Cerca de 40 alunos permanecem ocupando saguão da reitoria da UFF

O estudante Lorran Neves lembra que a UFF possui muitas unidades fora de sede, em municípios distantes de Niterói, como Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Volta Redonda, Petrópolis, Friburgo, entre outros.

"Na maioria dessas unidades, não existe restaurante universitário, moradia estudantil nem BusUFF'', lamenta ele.

O graduando em Ciências Sociais pela universidade também pontuou a dificuldade de permanência de alguns alunos.

''Há muitos estudantes que abandonam os cursos ou têm dificuldades de se manter, por não ter onde morar e o que comer, ou por não conseguir se deslocar até o campus, já que o passe livre estudantil não se aplica aos universitários. Queremos que o reitor Antônio Claudio assuma o compromisso de que essas pautas estarão contempladas, pelo menos, em um planejamento de execução até o fim do seu mandato na reitoria”, pontuou Lorran. 

Ocupação no Centro de Artes 

O Centro de Artes da UFF está ocupado por estudantes desde o último dia 18. Na ocasião, centenas de estudantes haviam se deslocado, dos campi fora de sede, para participar de uma audiência pública no campus do Gragoatá, organizada pela administração central da Universidade, com expectativas de apresentar suas reivindicações ao reitor Antônio Cláudio, mas foram frustrados por sua ausência.

Após princípio de confusão no auditório da Faculdade de Economia, saíram em manifestação até o prédio da Reitoria, onde fica o Centro de Artes, e ocuparam o espaço onde se mantêm até este momento.

< Professores de universidades federais anunciam fim de greve Após morte por 'peeling', Anvisa proíbe uso do fenol no país <