Manifestação
Família de jovem preso protesta nas ruas de Niterói
Conhecidos afirmam que a PM forjou prisão

Pessoas foram às ruas de Niterói, na tarde desta sexta-feira (10), no Centro, protestar em defesa do jovem que foi preso durante uma operação policial no Morro do Estado, Zona Sul do município, na tarde da última terça-feira (7). Segundo familiares, Ryhan estava "no lugar errado, na hora errada".
O protesto teve início por volta das 16h, na Rua Padre Anchieta, 101, e se estendeu até a 76ª DP (Niterói), na Avenida Ernani do Amaral Peixoto.
Na manifestação, um cartaz grande pedindo a liberdade de Ryhan foi erguido com a frase: "Pelo fim do encarceramento da juventude negra". Em vídeo, uma mulher declara que o jovem foi preso "por ser preto". Confira:
O motivo da prisão
Segundo o 12° BPM (Niterói), equipes policiais realizavam patrulha próximo à comunidade quando avistaram cinco suspeitos, que correram ao avistar os agentes.
Na busca, os policiais informam terem encontrado uma sacola e mochila com drogas e radiotransmissores, que foram deixados para trás pelos suspeitos durante a fuga. Por fim, afirmam terem encontrado um dos suspeitos escondido em uma barbearia.
Ryhan foi preso de imediato e levado para 76ª DP (Centro de Niterói), onde foi autuado por tráfico ilícito de drogas.
O que diz a família
Em defesa de Ryhan, familiares e conhecidos afirmam que a PM forjou a prisão, atirando as drogas no jovem assim que o encontraram.
Declararam ainda que o jovem já teria usado entorpecentes no passado, mas que estava limpo no momento da abordagem, quando foi preso sem reagir.
"Rhyan é um menino inocente. Acorda todos os dias 7 horas da manhã para trabalhar com sua avó de 64 anos, guardando carros na Rua Padre Anchieta até às 19h. Ele ia se alistar no exército hoje", disse uma conhecida.
A equipe da Enfoco entrou em contato com a mãe de Ryhan, mas a mesma afirmou estar muito abalada e não quis dar entrevista.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!