Esclarecimento
‘Fat bloom’ não é bolor: entenda processo normal que muda aspecto de panetones
Vigilância Sanitária não detectou irregularidades em shopping
Alvo de críticas de clientes por supostos mofos, os panetones distribuídos em uma ação de Natal no Plaza Shopping Niterói, de acordo com laudo técnico do Grupo CRM, detentor da marca Kopenhagen, sofreram deslocamentos de gordura e "não coloca em risco à saúde do consumidor".
Segundo o laudo ao qual o ENFOCO teve acesso, trata-se de uma característica tecnicamente conhecida como "Fat Bloom", que é quando ocorre a migração de compostos gordurosos para a superfície do papel.
"O aspecto é de gordura, solidificada que tem colocação clara, sendo parte da fórmula dos produtos. Essa migração, embora tenha a aparência esbranquiçada, não tem relação com mofo ou qualquer tipo de bolor", diz um trecho da nota.
A campanha do Plaza Shopping, que acontece de 5 a 24 de dezembro, oferece um panetone da marca Kopenhagen como brinde para clientes que realizam compras acima de R$ 500. Alguns clientes relataram nas redes sociais sobre o suposto panetone com o mofo, gerando diversas críticas.
Apesar da aparência duvidosa, a empresa garante que a textura do produto não coloca em risco à saúde do consumidor.
"A ocorrência impacta na aparência do produto e pode interferir, de forma não significativa na textura do produto, porém não coloca em risco à saúde do consumidor. A possível causa apontada pelo fabricante é uma possível interação com o antimofo aplicado no produto durante sua fabricação, ocasionando a migração do componente gorduroso", assegurou.
O que diz o Plaza Shopping
O Plaza Shopping, por sua vez, informou que prestou atendimento ao cliente e realizou a troca do produto.
"Os panetones da campanha de Natal estão armazenados em local adequado e de acordo com as orientações do fabricante, que já foi acionado e está acompanhando o caso. O shopping ressalta que não há comprometimento de nenhum lote e reforça o compromisso com a qualidade dos produtos e bem-estar dos clientes", disse o empreendimento em nota.
Vigilância Sanitária fez vistoria
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que uma equipe da Vigilância Sanitária realizou nesta segunda-feira (16) uma vistoria no local. E que na ação, não foram constatadas alterações ou irregularidades nos lotes dos produtos verificados.
"Além disso, as condições de armazenamento estavam adequadas em relação à conservação, como temperatura e local. Em razão da denúncia, os agentes recolheram 10 unidades do produto, que foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública para análise", diz a nota.
As equipes da Vigilância Sanitária realizam um trabalho de fiscalização de estabelecimentos comerciais periodicamente, durante todo o ano. Os agentes também fazem ação educativa para a população e proprietários de comércios.
As fiscalizações também podem ocorrer por meio de denúncias da população pelo aplicativo Colab.re, pelo e-mail [email protected] ou o telefone 96955-1295.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!