Devoção

Idosa de 84 anos é guardiã da fé a São Lázaro em Niterói

Capela, na região de Pendotiba, foi inaugurada há 40 anos

Dona Arite cuida da manutenção da capela com todo carinho e devoção
Dona Arite cuida da manutenção da capela com todo carinho e devoção |  Foto: Marcelo Eugênio

A fé em São Lázaro, cujo dia em sua homenagem ocorre neste domingo (17), uniu três amigas parra investir recursos próprias na construção de uma capela em Matapaca, na região de Pendotiba, em Niterói, Região Metropolitana. Entre elas, a dona de casa Arite Fontes da Silva, de 84 anos, que se mantém firme e forte na devoção e cuidados com a capela, que foi reconhecida pela Igreja Católica a partir da doação do imóvel. A capela completa 40 anos de existência este ano. 

A simpática idosa contou ao ENFOCO que a ideia de comprar o terreno e construir a capela surgiu após a imagem de São Lázaro, que ficava numa espécie de tumba na região, ter sido descartada pelas filhas do dono do local ter morrido. As mulheres teriam jogado a imagem fora porque eram de outra religião. Dona Arita conta que, além dela e as amigas, muitas outros devotos de São Lázaro frequentavam a tumba. 

“Ia às missas, e eu comecei a pegar amizade com as pessoas, como a Alzira Chagas Cotrim e a Vanda Vidal, com o padre Eduardo, que me ajudou muito, na época da construção. Ele quem deu a ideia de procuramos um terreno e abrir a capela, já que a pequena tumba não existiria mais”, contou Dona Arite.

  • A guardiã da fé em São Lázaro
    A guardiã da fé em São Lázaro
  • A guardiã da fé em São Lázaro
    A guardiã da fé em São Lázaro
  • A guardiã da fé em São Lázaro
    A guardiã da fé em São Lázaro
  • A guardiã da fé em São Lázaro
    A guardiã da fé em São Lázaro
  • A guardiã da fé em São Lázaro
    A guardiã da fé em São Lázaro
  • A guardiã da fé em São Lázaro
    A guardiã da fé em São Lázaro

Com isso, as amigas começaram a procurar um terreno para construir a capela. As obras começaram ainda no final na década de 70 e foram concluídas em 1983, com a inauguração oficial no dia 17 de dezembro do mesmo ano, dia em homenagem ao santo. Alzira é falecida, e Vanda mora em uma casa de repouso. 

“A gente foi fazendo tudo devagar. Realizamos alguns bingos, bazares e vendemos algumas coisas. Isso tudo para conseguir arrecadar dinheiro para que o espaço pudesse ficar pronto. Foi tudo muito aos poucos. Eu gosto de dizer que ‘mesmo fazendo devagar, chega na hora que der’, e chegou, quando ficou tudo pronto”, continuou a dona de casa.

Após isso, para que as missas pudessem ser realizadas no local, as amigas precisaram doar o espaço para a Arquidiocese de Niterói. Com isso, a Igreja Católica reconheceu oficialmente a capela e passou a enviar sacerdotes para celebrar as missas. Antigamente, as missas eram celebradas às segundas-feiras. Mas logo depois, elas tiveram que mudar para 15 em 15 dias, e atualmente, as missas ocorrem em algumas datas especiais. Tudo com a permissão da Arquidiocese.

Além das missas, Capela de São Lázaro já realizou casamentos, catequeses e diversos batizados, um deles do próprio neto de Dona Arite. Segundo a dona de casa, muitos fiéis vão até o local para pagar suas promessas.

Atualmente, segundo a idosa, não são muitos que a frequentam, mas que são de suma importância, como a dona de casa Célia Pessanha, de 90 anos, que vai todo ano à capela no dia do santo praticamente desde quando ela foi erguida.  "A fé em São Lázaro é muito grande, e não pode  deixar ir agradecer tanta graça",  disse a idosa. 

Já pedi muita coisa para ele e diariamente peço. Uma das coisas que eu pedi foi o espaço, que ele me cedeu. É ele quem me move. Eu peço muita força para ele. Cada um tem sua fé, eu tenho em São Lázaro. Tenho um amigo que sempre vai lá com a desculpa de ‘ver e agradecer o 'velhinho’ dele Arite Fontes da Silva, dona de casa

Dona Arite Fontes toma conta do espaço, realizando obras de reparo e manutenção, paga despesas, como água e luz, e organiza tudo para celebrar o dia do santo, anualmente no dia 17 de dezembro. Já a Arquidiocese tem a responsabilidade do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o envio de sacerdotes para as celebrações. 

Neste domingo, as missas em homenagem a São Lázaro acontecem às 11h e às 17h30 mas a capela estará aberta a partir das 7h para os devotos. O endereço é Rua Taioto, s/nº Matacapa, região de Pendotiba. 

Quem foi Lázaro 

São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Era irmão de duas mulheres que se tornaram conhecidas pelos Evangelhos: Marta e de Maria. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, em suas andanças missionárias, anunciando o Reino de Deus, sempre ia se hospedar na casa de Lázaro. 

Lázaro era estimado e respeitado pela comunidade hebraica, pela origem nobre, honestidade e religiosidade da família. Lázaro foi um personagem especial na Bíblia, pois é a única pessoa por quem Jesus chora no Novo Testamento. Lázaro foi ressuscitado por Jesus após a sua morte, a pedido de Marta, sua irmã, que foi inabalável na fé.

Lázaro já estava cheirando mal. Já fazia quatro dias que estava sepultado, quando Jesus chegou para chamar-lhe à vida novamente.

< Veja quais praias de Niterói e Rio estão liberadas para banho capa 161223 <