Problemão!

Mau cheiro por vazamento de esgoto incomoda em Niterói

Água suja também afeta garagem de um prédio residencial

Problema persiste na região há cerca de 15 dias, dizem moradores
Problema persiste na região há cerca de 15 dias, dizem moradores |  Foto: Lucas Alvarenga

Quem mora, trafega e trabalha na rua Álvares de Azevedo, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, não aguenta mais o mau cheiro da água de um bueiro de esgoto entupido, que provoca vazamento, na altura do número 245. 

A via é de grande movimentação de veículos, inclusive ônibus, sendo uma das principais da região. Pedestres precisam ter atenção redobrada, para não tomar um banho indesejável. 

De acordo com a síndica profissional Cláudia Monteiro, o problema ocorre há 15 dias. A Águas de Niterói já foi comunicada, segundo ela, mas nada resolvido.

"Estamos convivendo com o esgoto da rua. A Águas de Niterói não tem nenhuma consideração. Nós pagamos o esgoto com o mesmo valor do consumo de água, e não estamos tendo o retorno necessário, que seria pelo menos desentupir o esgoto e as galerias da rua. Você liga para eles, falam que vão mandar uma equipe, mas a equipe não vem. Tem 15 dias e nada foi feito até agora”, reclamou.

A via é de grande movimentação de veículos, inclusive ônibus
A via é de grande movimentação de veículos, inclusive ônibus |  Foto: Lucas Alvarenga

O problema se estende para os imóveis próximos ao bueiro. A água contaminada já está afetando a garagem de um prédio residencial.

"Eu tenho gastado muito desinfetante, as bombas, que trabalham de dez em dez minutos, se desgastam muito rápido. Esse final de semana mesmo alagou a garagem e entrou no poço do elevador. Todos os dias eu tenho que limpar o filtro da bomba por conta da irresponsabilidade da Águas de Niterói”, contou o zelador Adilson dos Santos.

O entupimento está próximo de uma clínica pediátrica, uma creche e outros  estabelecimentos. Comerciantes da região dizem que não aguentam mais a situação.

“Quando o sol esquenta, o mau cheiro atinge todas as lojas, creche, clínica, todo mundo. É muito ruim, e é uma coisa fácil, é só passar o caminhão de alta pressão que a rede fica limpa”, propôs o comerciante João Antônio Vinhosa.

Procurada, a concessionária Águas de Niterói informa que "enviou uma equipe técnica ao local e o reparo será realizado ainda nesta quinta-feira (25)".

< Preso traficante acusado de matar gerente de churrascaria famosa Encosta prestes a desabar tira o sono de família em Niterói <