Clássicos
Mercado Municipal de Niterói recebe autoridades em dia de festa
Público lotou o espaço no 'Primeiro Encontro de Fuscas'
Apaixonados por veículos antigos lotaram o Mercado Municipal de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, para acompanhar o 1º Encontro de Fuscas, realizado sábado (20). Cerca de 180 automóveis foram expostos ao público no estacionamento do maior polo gastronômico da cidade exalando beleza e muita nostalgia. O Mercado ainda contou com a presença de autoriedades, entre elas: o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; da diretora do BNDES, Tereza Campello e do pré-candidato à Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves.
Já o evento, aberto ao público, contou com diversas atrações: modelos variados de fuscas, além de outros modelos de carros, venda de camisa personalizadas, e veículos em miniaturas.
Leia+: Encontro de Fuscas agita Mercado Municipal de Niterói neste sábado
Leia+ Tudo o que você precisa saber sobre os melhores lugares para curtir em Niterói
Paixão nacional
Para muitos, o antigomobilismo é um hobby que conquista admiradores e colecionadores por todo Brasil. O charme retrô dos modelos chama a atenção por onde passa e ganha mais fãs a cada dia. Um dos organizadores do evento Fabrício Santiago, de 45 anos, fundador do grupo 'Kbeça's Old Cars Club', revela que seu amor por carro ultrapassa gerações.
Minha paixão pelo Fusca vem desde pequeno, vem de herança. Minha mãe comprou um Fusca quando eu tinha oito anos. Meus pais sempre foram fãs de carros antigos e eu acabei pegando isso deles também. Tivemos uma Brasília, Maverick e um Puma. Mas Fusca é um clássico mundial"
Para Fabrício, a sua relação com o Fusca se resume a uma palavra: "Paixão".
"O Fusca é minha maior paixão. Quem não gosta de Fusca, não gosta de carro antigo. Quem nunca andou em um Fusca, não tem história", brincou o colecioandor.
A entrada é gratuita, e para aqueles que forem de Fusca o estacionamento é gratuito e algumas lojas do Mercado Municipal estarão com preços promocionais neste sábado (20). A exposição estará disponível até às 21h.
Nostalgia
Além da nostalgia, o encontro ainda possibilitou uma nova experiência para os mais novos. São os casos do aposentado Nildo Saraiva, de 73 anos e dono de um dos Fuscas na exposição, e da publicitária Jaqueline Gonçalves, de 38.
Nildo fala com orgulho dos detalhes do veículo, que conta com um capô diferente do Fusca tradicional, além de outras mudanças.
"Quando eu me aposentei, eu sempre imaginei ter um Fusca. Assim que consegui, eu estilizei ele todo e fiz alguma modificações, para ficar no estilo que eu gosto", explicou.
Já para Jaqueline, mãe de duas crianças, um menino e uma menina, esse tipo de evento oferecido pelo Mercado é 'incrível para a família'.
"Meu filho é louco por carros em geral e o Fusca é uma paixão. Ele ganhou um de brinquedo e vive agarrado nele, brinca todos os dias com ele. Quando soubemos que ia ter esse encontro de Fusca, não pensamos duas vezes e trouxemos ele pra cá. Meus filhos estão adorando e achando tudo isso incrível", relatou a publicitária.
Mercado Municipal
Presidente do BNDES, Aloísio Mercadante se surpreendeu com o espaço.
Extraordinário! Uma área que estava abandonada virou um centro de alimentação como poucos que eu já vi, não apenas no Brasil, mas fora também!
Secretário Executivo do município e pré-candidato à Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves comentou o sucesso do espaço.
"O Mercado Municipal é um ponto de referência em Niterói da convivência, do lazer, e é um patrimônio histórico da cidade. Esse evento tem que ser feito mais vezes. Ver o que se tornou isso depois de ficar mais de 50 anos abandonado, é gratificante. Isso aqui é resultado de um planejamento, dedicação e muito trabalho", destacou.
Serviço
O Mercado Municipal de Niterói fica na Avenida Feliciano Sodré, 488 – Centro, Niterói.
Horários
- Floricultura, Boulevard e Mercado: 9h às 21h/ Gastronomia e Biergarten: 11h às 23h;
- Praça de Alimentação: 11h às 23h
- Estacionamento no local
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!