Calor
Mesmo após visita da Enel, sindicato em Niterói diz não ter energia
Mais de 2 mil atendimentos foram comprometidos
Nesta terça-feira (3), o prédio administrativo do Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac), no Centro de Niterói, entrou no sexto dia sem energia elétrica, comprometendo mais de 2 mil atendimentos em seus departamentos, incluindo o Médico, o Jurídico e o de Aposentados.
Uma equipe da Enel esteve no local na tarde de segunda (28) e, de acordo com a direção do Sintronac, resolveu a situação "apenas parcialmente, deixando fiação desgastada" na principal fase de energia, inviabilizando, inclusive, a ligação dos ares-condicionados.
“É inacreditável que uma equipe presumidamente de profissionais vá resolver um problema e não o faça. São seis dias sem energia e o impacto disso em um sindicato é devastador”, avalia o presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira
Só o Departamento Médico adiou consultas de, pelo menos, 300 pacientes, enquanto o Jurídico, a análise de 60 casos. O setor de cursos, que recebe cem alunos por dia, também suspendeu as atividades.
Um eletricista foi contratado pelo sindicato e, conforme o Sintronac, atestou a gravidade do problema. O térreo do prédio está com luz, mas os andares superiores continuam sem energia.
“Rodoviários que marcaram consultas médicas estão sofrendo sem atendimento. O calor está insuportável no prédio. Tivemos que paralisar nossas atividades. A situação está caótica. Um eletricista contratado por nós constatou a negligência da equipe da Enel. Infelizmente, ele não pode resolver, pois é fiação externa e isso é com a concessionária”, afirma Rubens.
Além da falta de energia prejudicar os atendimentos dos departamentos Médico e Jurídico, o sindicato, como consequência, diz que foi obrigado a paralisar a distribuição de cestas básicas para os aposentados, que ocorre sempre no mês do Natal, quando são entregues, em média, 2 mil unidades. O prédio administrativo do Sintronac fica na Rua Marechal Deodoro, 74.
O que disse a Enel
Procurada, a Enel informou, às 14h33, que "na segunda esteve no local para a ocorrência solicitada e restabeleceu a energia do local". Nesta terça, de acordo com a empresa, "voltou para verificar uma nova ocorrência e neste momento está fazendo os devidos ajustes".
Ainda de acordo com a distribuidora de energia, o sindicato possui mais de uma unidade consumidora. "A unidade consumidora atendida ontem (segunda) segue com fornecimento normalizado, hoje (terça), o problema é referente a outra unidade consumidora no mesmo local. De forma preventiva, a equipe vai verificar e atestar o fornecimento em todas as unidades consumidoras do local".
Às 15h34, a Enel acrescentou que "todas as unidades do sindicato, localizado na Rua Marechal Deodoro, estão com o fornecimento normalizado desde as 15h desta terça".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!