Investigação
Metanol: moradora de Niterói consumiu bebida alcoólica no Rio
Caso foi notificado à Prefeitura por hospital particular

Uma moradora de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde após relatar sintomas de intoxicação por metanol, supostamente após consumir bebida alcoólica na Lapa, no Rio de Janeiro. O caso foi notificado por uma unidade hospitalar privada e está em investigação. A informação foi confirmada pela Prefeitura neste domingo (5).
Apesar do quadro, a paciente não está internada no momento e apresenta bom estado geral de saúde. Amostras foram coletadas para exames laboratoriais, cujos resultados são aguardados para confirmação ou descarte da contaminação por metanol. Não foi informado o nome da unidade médica.
A SMS informou que todas as unidades da rede pública em Niterói estão em alerta para sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.
O município segue as orientações do Ministério da Saúde para as condutas a serem adotadas nos casos suspeitos ou confirmados.
O caso acontece em meio a alertas de autoridades de saúde sobre o risco de circulação de bebidas adulteradas, sobretudo em festas, bares informais e pontos de venda sem fiscalização adequada.
O que é o metanol?
O metanol é um tipo de álcool industrial utilizado como solvente e em combustíveis, sendo extremamente tóxico para o consumo humano. A ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode causar envenenamento grave, com risco de cegueira e morte.
A recomendação das autoridades é que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa e denuncie pontos suspeitos de comercialização. Casos como esse devem ser informados imediatamente às autoridades de saúde para que sejam feitas as devidas investigações.
A população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Niterói ou acionar o Disque Denúncia pelo telefone (21) 2253-1177 para relatar estabelecimentos que possam estar comercializando bebidas adulteradas.
O que diz o Estado?
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informa que aguarda o resultado da análise laboratorial para confirmação ou descarte do caso suspeito de intoxicação por metanol em Niterói.
"A Sala de Situação instaurada na sexta-feira (3) segue em alerta e monitorando o surgimento de possíveis casos suspeitos, além de prestar apoio aos municípios. A secretaria também divulgou nota técnica com orientações sobre a identificação e o manejo clínico de casos suspeitos de intoxicação por ingestão de bebidas adulteradas", diz o comunicado oficial.
Ainda de acordo com a SES-RJ, permanece em vigor o alerta específico para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que prevê a descrição detalhada de pacientes que apresentem sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!