Logo Enfoco


    São Miguel Arcanjo

    Missa em Niterói é declarada patrimônio imaterial do Rio

    Celebração acontece na Igreja Nossa Senhora de Fátima

    Publicado 30/10/2024 às 17:59 | Atualizado em 31/10/2024 às 11:11 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A lei foi sancionada e publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Estado
    A lei foi sancionada e publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Estado |  Foto: Divulgação

    A missa de São Miguel Arcanjo celebrada sempre no dia 29 de cada mês, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro de Fátima, em Niterói, foi declarada patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio.

    A Lei 10.549, de autoria dos deputados estaduais Vitor Junior (PDT) e Fred Pacheco (Mobiliza), foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado.

    “Reunindo centenas de fiéis não só de Niterói, mas de diversas cidades do Estado, todos os meses, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a missa de São Miguel se tornou uma tradição na cidade, sendo celebrada há 16 anos de forma ininterrupta. Nossa missão com esta lei é para que seja preservado esse trabalho tão importante de fé diante dessa comunidade”, destaca Vitor Junior.

    O padre João Cláudio, responsável por celebrar a missa, fala sobre a importância da iniciativa dos parlamentares e lembra que a trajetória da celebração começou em 29 de setembro de 2008, na primeira missa realizada em honra ao arcanjo, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o sacerdote, aquele era um momento em que a devoção a São Miguel estava pouco divulgada não só em Niterói, mas em todo o Brasil.

    “A cada mês, o número de fiéis foi aumentando. Após cinco anos sendo realizada uma vez por mês em um único horário, as missas passaram a ter dois horários, e hoje chegamos a três, sempre reunindo muitos fiéis. Se tornou um local de peregrinação e o reconhecimento que essa lei traz é no sentido de preservar essa trajetória, esse trabalho, além de incluir no calendário do Estado a devoção ao arcanjo São Miguel”, afirma.

    O altar da Igreja Nossa Senhora de Fátima, onde a missa é celebrada, tem características semelhantes ao Santuário de São Miguel Arcanjo do Monte Gargano, na Itália, tendo sido construído incrustado na pedra. Além disso, o pátio da igreja ganhou uma galeria de arte urbana com pinturas e grafites que retratam o arcanjo.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Veja esquema dos cemitérios em SG e Niterói no Dia de Finados

    Próximo artigo
    >

    Homem é encontrado morto em túnel da Zona Norte do Rio

    Relacionados em Niterói