Logo Enfoco


    Dinheiro

    Moeda Arariboia pode ter aumento de 12% e bônus de Natal; entenda

    Projeto deve ser votado ainda esta semana na Câmara

    Publicado 10/11/2025 às 13:40 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Município diz que meta é preservar o poder de compra das famílias mais carentes
    Município diz que meta é preservar o poder de compra das famílias mais carentes |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

    As famílias de Niterói beneficiadas pelo Programa Moeda Social Arariboia estão perto de receber um reforço no orçamento ainda em 2025. É que o prefeito Rodrigo Neves (PDT) enviou à Câmara Municipal um projeto de lei, em regime de urgência, que propõe aumento de 12% nos valores pagos pelo programa e a criação de um abono de Natal, chamado Apoio Arariboia de Natal, para ajudar as famílias mais carentes no fim do ano. A expectativa é que o projeto seja votado pelos vereadores ainda esta semana.

    De acordo com a proposta, o benefício básico mensal passará para 345 Arariboias (R$ 345), pagos ao responsável pela família. Cada integrante adicional do núcleo familiar receberá 125 Arariboias, até o limite de seis pessoas, podendo chegar a 970 Arariboias (R$ 970) por mês.

    Além do reajuste, as famílias também receberão um pagamento extra em dezembro de 2025, equivalente a uma mensalidade completa do benefício, como forma de aliviar as despesas de fim de ano. O pagamento dependerá da disponibilidade orçamentária do município.

    Segundo Neves, o reajuste e o abono têm como objetivo preservar o poder de compra das famílias diante do aumento do custo de vida e manter os resultados positivos do programa na redução da vulnerabilidade social.

    "O Município reafirma o compromisso com uma política de transferência de renda efetiva e socialmente justa, que alia maior coesão social e dignidade para famílias niteroienses de menor renda à responsabilidade fiscal e ao fortalecimento da economia local", justificou o prefeito.

    O Programa Moeda Social Arariboia foi criado em 2021 e é considerado uma das principais políticas de transferência de renda e incentivo à economia local em Niterói. O dinheiro é movimentado por meio de uma moeda social eletrônica, que só circula dentro do município, estimulando o consumo em comércios locais e fortalecendo pequenos empreendedores.

    Tags

    Ezequiel Manhães

    Ezequiel Manhães

    Redator

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Homem é encontrado morto pela esposa em Niterói

    Relacionados em Niterói