Ano novo, problema antigo

Mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga impressiona; vídeo

Situação se tornou rotina nos últimos anos

Your browser doesn't support HTML5 video.

Vídeo mostra inúmeros peixes mortos na Lagoa de Piratininga Reprodução

Um vídeo circulando nas redes sociais mostra uma impressionante mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga. "Infelizmente acho que a primeira mortandade deste ano baterá recorde", lamentou o homem que gravou o vídeo.


As imagens seguem mostrando toda a extensão da lagoa completamente tomada com os peixes mortos. "Eu nunca vi tanto peixe nessa lagoa morto. Nunca vi. É de impressionar, é lamentável", desabafa o homem.

O problema, que está rotineiramente se repetindo nos últimos anos, ainda não tem solução à vista.

Leia+: Pescadores ficam sem renda após mortandade de peixes em Niterói

Leia+: Acusação de crimes ambientais nas lagoas de Niterói

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que está trabalhando para resolver a desobstrução do túnel do Tibau, que liga a Lagoa de Piratininga ao mar. O Município já disponibilizou o projeto básico e a planilha orçamentária para que seja licitado o projeto executivo juntamente com a obra. O valor está estimado em mais de R$ 28,5 milhões. Atualmente, esse processo está em fase de captação de recursos, aprovação e autorização para contratação da obra.

É importante ressaltar que o trabalho de gestão das lagoas que possuem contato com o mar é de competência legal do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que construiu esse túnel que faz a ligação lagoa-mar, em 2008. Foi constatado pela empresa contratada para fazer a primeira desobstrução e pelos técnicos que fizeram o projeto básico que a obra do túnel não foi totalmente concluída, cabendo ao Inea as obras de desobstrução.

Em abril de 2023 a Prefeitura esteve reunida com o Inea e com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Governo do Estado e submeteu esse documento e os órgãos estaduais se comprometeram a assumir 50% do valor total.

O Município ofereceu toda a ajuda necessária para restabelecer o fluxo de água entre a Lagoa de Piratininga e o mar, já que o sistema lagunar da Região Oceânica tem uma gestão compartilhada entre o Município de Niterói e o Governo do Estado desde 2013.

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA), respondeu que o projeto para as obras de melhorias estruturais do Túnel do Tibau obteve aprovação de recursos por parte do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) em dezembro de 2023.

Com relação à mortandade de peixes e à qualidade da água o Inea informa que realiza fiscalizações em conjunto com a concessionária Águas de Niterói para apurar ligações irregulares que resultam no descarte de efluentes na lagoa que contribuem para a piora da qualidade ambiental do sistema. Além disso, ressalta-se está realizando estudos para obras de recuperação ambiental no local.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Império Serrano estabelece diretoria inédita em escolas de samba Com time alternativo, Botafogo enfrenta o Bangu neste sábado <