Logo Enfoco


    Cerco

    Motos barulhentas: mais de 1.600 abordagens em Niterói

    Município intensificou a fiscalização e já fez 291 autuações

    Publicado 15/04/2025 às 12:12 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Operações acontecem desde fevereiro
    Operações acontecem desde fevereiro |  Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Niterói montou uma força-tarefa para coibir o tráfego de motos barulhentas e rolezinhos, que vêm tirando o sono e a paz dos moradores da cidade. Desde fevereiro, quando começaram as ações de fiscalização, 1.680 motociclistas foram abordados no município, com 291 autuações e 38 motos apreendidas.

    Além de blitzes específicas para a fiscalização de motos, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) faz monitoramento 24 horas para identificar a movimentação de grupos de motociclistas na cidade.

    "As motos barulhentas perturbam os moradores da cidade, acordam idosos, assustam crianças. Crianças autistas, por exemplo, sofrem com esse problema. A fiscalização para coibir o tráfego de motos com escapamento adulterado foi uma das prioridades dos 100 primeiros dias do nosso governo e vamos seguir fiscalizando", afirma o prefeito Rodrigo Neves.

    Cercos montados

    A Secretaria de Ordem Pública (Seop) também vem intensificando as operações contra irregularidades cometidas por condutores de motos, em especial, o chamado rolezinho. O secretário da pasta, Gilson Chagas, destacou o uso da tecnologia para auxiliar nos cercos que são montados na cidade e a integração das forças policiais com os agentes da Seop e da Guarda Municipal.

    “Estamos trabalhando com tecnologia, integração e planejamento. A equipe do CISP vem monitorando os grupos de motos. Quando as motocicletas são detectadas entrando ou circulando na cidade em grupo, acionamos todas as equipes e montamos o cerco. Vamos continuar pressionando e mostrando que esse tipo de irregularidade não vai ter vez em Niterói. Esse trabalho só é possível por conta da integração das forças de segurança”, explica o secretário.

    A blitz contra motos barulhentas tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A ação é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos. Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som estão sujeitas à multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Niterói