Logo Enfoco


    Reforço

    Navio da Marinha sairá de Niterói em apoio à população do RS

    Embarcações seguirão viagem nos próximos dias

    Publicado 07/05/2024 às 13:55 | Atualizado em 07/05/2024 às 15:47 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Um dos navios transportará duas estações móveis para tratamento de água
    Um dos navios transportará duas estações móveis para tratamento de água |  Foto: Quintanilha Filho

    A Marinha do Brasil (MB) vai atuar, no contexto da Operação Taquari II, no Rio Grande do Sul (RS), com o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”. Este segundo sairá de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

    As embarcações seguirão para o RS nos próximos dias. Com a chegada do meios, será possível criar uma estrutura que reforçará o apoio à população gaúcha, diz a MB.

    O maior navio da esquadra brasileira será deslocado nesta quarta-feira (8) para o Rio Grande do Sul a fim de auxiliar as vítimas das fortes chuvas e das enchentes que atingem a maioria das cidades do estado desde o fim de abril.

    De acordo com a Marinha, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico transportará duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora.

    Elas serão usadas para o abastecimento de água da população, que sofre com o colapso do sistema de tratamento e abastecimento no estado.

    Além disso, navio também levará oito embarcações de médio e pequeno porte para auxiliar no resgate às vítimas ilhadas e no transporte de suprimentos pelas vias alagadas. A Marinha disse ainda que está mobilizando quatro navios, 20 embarcações, 12 aeronaves e centenas de militares, em uma operação é similar a uma ação de guerra. Amanhã, além do Atlântico, segue para o estado a Fragata Defensora, transportando doações e suprimentos.

    A Força informou também que nesta terça-feira (7) foram enviados para o estado, o navio de Apoio Oceânico Mearim e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas, equipado com três embarcações e um hospital de campanha, com capacidade para 40 leitos a fim de atender vítimas das enchentes. 

    Segundo a Marinha, com a chegada dos navios, as equipes de resgate aéreo da Marinha, receberão reforço de mais oito aeronaves, além das quatro que permanecem de prontidão no estado. Serão doze helicópteros, no total, em um esforço contínuo de resgate aos moradores ilhados em áreas de difícil acesso. Também estão sendo deslocados 40 viaturas e 200 militares Fuzileiros Navais para atuar na desobstrução das vias de acesso, além de equipes de apoio à saúde, formadas por médicos e enfermeiros.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Empresas de ônibus têm vagas de emprego em Niterói e São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Autismo: crianças começam a ter aulas de judô em São Gonçalo

    Relacionados em Niterói