Revitalização

Niterói anuncia restauração de prédio histórico no Gragoatá

O investimento será de R$ 3 milhões

O Castelinho do Gragoatá foi construído em 1937
O Castelinho do Gragoatá foi construído em 1937 |  Foto: : Reprodução

Niterói está prestes a testemunhar o início do processo de restauração do Castelinho do Gragoatá, um prédio que carrega consigo não apenas a história da cidade, mas também uma promessa de renovação para o futuro.

O prédio tombado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) será todo recuperado e ganhará um novo anexo para abrigar a sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

A praça, em frente, já recebeu reforma e vem sendo chamada de "Praça das Bicicletas", por ser ponto de referência para as atividades voltadas à mobilidade sustentável. O investimento no restauro é de R$ 3 milhões e a obra tem previsão de durar nove meses.

O Castelinho do Gragoatá foi construído em 1937 e tombado em 1993. Seguiu como propriedade particular até 2022, quando foi desapropriado pela prefeitura com a finalidade de preservar o edifício, fazendo parte dos esforços de revitalização desta área da cidade. 

Novo anexo

Além do restauro de todo o prédio histórico do Castelinho, será construído no local um novo anexo, reduzindo o tamanho do que existe atualmente, de forma a destacar ainda mais o edifício.

As portas e janelas serão restauradas e, em alguns casos, reconstruídas. A fachada e a cobertura foram completamente reformadas. O projeto prevê acessibilidade universal, com um novo acesso pela Praça da Bicicleta que terá rampas para acesso adequado de todos.

A construção será modernizada com instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado, sem interferência nas características arquitetônicas.

A ideia é que o uso do edifício histórico transborde para o espaço público e que se torne um ponto de referência para ações de promoção da cultura da bicicleta, saída de pedaladas, encontros, reuniões e eventos.

Além da revitalização do Castelinho, a construção da Praça da Bicicleta é vista pela Prefeitura como mais um componente para a requalificação da região central da cidade.

Localizada na esquina das ruas Coronel Tamarindo e Passo da Pátria, a praça foi projetada para ser um espaço destinado aos ciclistas, com áreas de convivência, estacionamento de bicicletas, equipamentos para manutenção e reparo, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor.

Distrito Criativo

A recuperação do Castelinho e da praça localizada em frente ao prédio faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Niterói para transformar a região de São Domingos e Gragoatá em um distrito criativo.

O antigo prédio da Estação Cantareira foi desapropriado há um ano e será reaberto como um polo de cursos voltados para o audiovisual e a economia criativa.

O antigo sobrado, em frente a Praça Leoni Ramos (Praça da Cantareira), que está condenado pela Defesa Civil e ameaçava desmoronar, será reconstruído pela Prefeitura, reproduzindo a fachada original, sob a orientação do DEPAC, para a instalação da sede administrativa do Museu do Cinema. A desapropriação do prédio foi concluída em janeiro.

< Após corte de zagueiro, Bremer é convocado para seleção Senac de Niterói abre vagas gratuitas para o 'Portal do Futuro' <