Jogos escolares
Niterói ganhará centro de formação de atletas e unidade de ensino
Ideia é fortalecer a participação da Rede Municipal de Educação
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está prestes a receber o maior investimento em esporte, educação e tecnologia na história do município.
Será aberto um centro de treinamento para os Jogos Escolares de Niterói (JEN) no Barreto, Zona Norte, a partir de abril.
A ideia da Prefeitura é fortalecer a participação da Rede Municipal de Educação na competição, além de oferecer um treinamento de alta performance para formar futuros atletas.
O local ainda vai abrigar uma nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), com vagas, além de um polo de tecnologia, conhecimento e formação continuada para professores. O investimento será de cerca de R$ 10 milhões.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o centro de treinamento será gerido em parceria com a sociedade civil organizada, através de um chamamento público que será lançado no próximo mês.
Os futuros atletas vão receber acompanhamento de nutricionistas, fisioterapeutas e preparadores físicos. Serão desenvolvidas modalidades esportivas como futsal, vôlei, handebol, basquete, entre outras.
“Há 25 anos, eu e meus irmãos criamos o Projeto Grael, que funciona lá em Jurujuba, e que trabalha exclusivamente com estudantes da rede pública, dando oportunidade de iniciação nos esportes náuticos. O desenvolvimento desse espaço na Rede Municipal de Educação vai de encontro a essa proposta, fazendo do esporte, aliado à educação, uma janela de oportunidades para esses jovens”, disse o prefeito Axel Grael.
O presidente da Fundação e secretário Municipal de Educação, Bira Marques, conta que o espaço vai receber os 30 mil estudantes da Rede, mas será direcionado, principalmente, aos alunos participantes do JEN.
O programa visa promover a vocação esportiva de crianças e adolescentes, oportunizando que muitos deles sigam o caminho do desporto. Para isso, serão oferecidos treinamentos de alta performance aos estudantes que apresentarem melhor desempenho nas competições.
A união entre educação e esporte leva a um caminho de transformação social. Vamos investir, cada vez mais, em vertentes como essa para desenvolver talentos e oportunizar às crianças o direito de escolher aquilo que elas querem para o futuro. Tenho certeza que daqui sairão futuros atletas olímpicos
UMEI
Em abril, o prédio anexo abre as portas para 250 crianças. A nova Unidade Municipal de Educação Infantil no Barreto faz parte do plano de expansão da Rede, ofertando vagas de 0, 1 e 2 anos.
Conhecimento
O novo centro da Rede Municipal de Educação também terá um espaço dedicado à tecnologia e conhecimento, tornando-se um polo de robótica. A ideia é trazer alunos de toda Rede Municipal para potencializar o conteúdo dado em sala de aula, através de novas estratégias de aprendizagem, ampliando a experiência da E. M. João Brazil, que se destaca nacionalmente na área, para toda a Rede. Também serão criados clubes de ciência e matemática.
Formação
Os profissionais de educação também encontrarão um espaço dedicado a eles, com um centro de formação continuada. No local, serão oferecidos cursos, palestras e seminários que contribuam com a progressão das aprendizagens e o desenvolvimento dos processos pedagógicos dos servidores, favorecendo a troca de experiências e saberes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!