Logo Enfoco


    Espírito do Natal!

    Niterói tem Papai e Mamãe Noel o ano todo; veja quem são

    Casal produz e distribui quentinhas e amor pelas ruas da cidade

    Publicado 15/12/2024 às 6:46 | Atualizado em 15/12/2024 às 7:27 | Autor: André Silva e Lucas Luciano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Guga Gallo e Luciana Almeida são casados e tocam juntos o projeto social Casa do Amor
    Guga Gallo e Luciana Almeida são casados e tocam juntos o projeto social Casa do Amor |  Foto: Péricles Cutrim

    O espírito solidário aflora com a proximidade do Natal mas o casal niteroiense Guga Gallo e Luciana Almeida pode ser considerado o Papai e a Mamãe Noel o ano todo na cidade. Isto porque, há quase quatro anos, o diretor teatral e a professora desenvolvem o projeto social chamado "Casa do Amor", no qual produzem e distribuem quentinhas nas ruas da cidade, com ajuda de voluntários.

    Neste sábado (14), eles realizaram uma ação especial com distribuição, além das quentinhas, de brinquedos e panetones a cerca de 400 crianças e suas famílias nas comunidades do Zulu e Alarico, em Santa Rosa, na Zona Sul da cidade. 

    A ideia da "Casa do Amor" nasceu de uma simples refeição compartilhada entre Guga e sua esposa, em plena pandemia, em 2021. Durante o jantar, o casal foi tocado, quando assistiam a uma reportagem sobre uma mãe com quatro filhos em uma situação de extrema vulnerabilidade, catando cebolas e cozinhando com lenha.

    O Papai Noel Guga Gallo em ação na comunidade do Zulu, em Santa Rosa
    O Papai Noel Guga Gallo em ação na comunidade do Zulu, em Santa Rosa |  Foto: Péricles Cutrim

    Emocionados, eles se olharam e tomaram a decisão de agir. A partir deste momento, a ideia de ajudar os mais necessitados começou a tomar forma, dando origem ao projeto que, com o tempo, ganharia proporções muito maiores.

    Naquela quarta-feira, sem saber o que o futuro reservava, Guga e sua esposa prometeram que, no sábado seguinte, começariam a distribuir 15 quentinhas para as pessoas em situação de rua. O gesto parecia simples, mas representou o início de um projeto que passou a tocar a vida de muitas pessoas em Niterói.

    Não entregamos quentinhas, entregamos amor

    O que parecia um pequeno gesto se transformou em algo muito maior. Na sexta-feira seguinte, um amigo soube do plano e, também tocado pela iniciativa, fez uma doação para o projeto. Com a contribuição, o casal conseguiu distribuir 74 quentinhas no primeiro sábado.

    A partir daí, o projeto tomou vida própria. O segundo sábado foi ainda mais impactante, com a entrega de 150 quentinhas e, para surpresa de todos, a doação de água, algo aparentemente simples, mas essencial para quem enfrenta a seca e a carência nas ruas.

    Quentinhas com amor

    Hoje, a "Casa do Amor" é uma realidade consolidada, como explica Guga. "O projeto tem como missão distribuir não apenas alimentos, mas também amor, esperança e dignidade para as pessoas em situação de rua. O lema é claro: não entregamos quentinhas, entregamos amor", explica Guga, que é também o Papai Noel do Mercado Municipal de Niterói. 

    Projeto entrega atualmente de 200 a 250 quentinhas a cada 15 dias
    Projeto entrega atualmente de 200 a 250 quentinhas a cada 15 dias |  Foto: Divulgação

    Apesa de realizar o projeto com muito carinho e dedicação, Guga sente uma tristeza ao realizar o trabalho, pois para ele, não deveria existir pessoas com fome.

    Aspas da citação
    Enxergo este trabalho com um pouco de tristeza. É uma utopia o que vou dizer. Mas queria que não existisse nenhuma caridade desse tipo. Meu sonho seria que ninguém sentisse fome. Mas, já que sozinhos não conseguimos transformar o mundo, tentamos fazer o que cabe ao nosso coração de ser humano.
    Guga Gallo diretor teatral e Papai Noel
    Aspas da citação

    As doações, que inicialmente eram entregues semanalmente, passaram a ocorrer quinzenalmente. Porém, quando recebem alimentos perecíveis, eles promovem ações extraordinárias para distribuí-los rapidamente. Atualmente, entre 200 a 250 quentinhas são distribuídas por vez, número que cresceu significativamente desde o início do projeto, quando eram 78 quentinhas.

    Os pontos de entrega também foram ampliados. No início, as quentinhas eram distribuídas a partir da rodoviária de Niterói e seguia por pontos centrais, como a região do Centro, a Avenida Visconde do Rio Branco, as Barcas, o Diretório Central dos Estudantes (DCE)  da UFF e São Domingos. Hoje, devido ao aumento da população em situação de rua, o trajeto vai até o DCE.

    Projeto conta com ajuda de voluntários
    Projeto conta com ajuda de voluntários |  Foto: Péricles Cutrim

    A ajuda de voluntários é essencial, mas nem sempre consistente. Embora muitas pessoas apareçam para ajudar, muitas desistem ao perceberem a complexidade e intensidade do trabalho. Apesar disso, o projeto conta com o apoio contínuo de dois amigos comerciantes na Ponta da Areia, que ajudam a manter a sede da "Casa do Amor". 

    Papai Noel do Mercado Municipal de Niterói 

    Guga Gallo, diretor teatral bem conhecido na cidade, também é o Papai Noel do Mercado Municipal de Niterói, que faz a alegria de crianças e adultos. 

    Quem quiser tirar foto com o Bom Velhinho pode comparecer ao espaço de quinta a domingo. O horário de atendimento é: quinta e sexta, das 16h às 18h; sábado, das 11h às 14h e das 16h às 20h; e domingo, das 11h às 14h e das 15h às 19h. Vale lembrar que a foto é gratuita. O Mercado Municipal de Niterói fica na Rua Santo Antônio 53, Centro. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Motorista é rendido e tem carro roubado por quadrilha

    Próximo artigo
    >

    Campo de São Bento tem show de Roberta Sá neste domingo (15)

    Relacionados em Niterói