Logo Enfoco


    Entregue

    Obras para acabar com alagamentos são concluídas em Niterói

    Galerias e aduelas prometem reduzir enchentes na Zona Norte

    Publicado 23/12/2025 às 20:33 | Atualizado em 23/12/2025 às 20:47 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Prefeito Rodrigo Neves afirmou que a conclusão do projeto encerra um problema histórico enfrentado pelas comunidades locais
    Prefeito Rodrigo Neves afirmou que a conclusão do projeto encerra um problema histórico enfrentado pelas comunidades locais |  Foto: Divulgação

    As obras de macrodrenagem executadas nos bairros da Engenhoca e do Barreto, na Zona Norte de Niterói, foram concluídas e entregues nesta terça-feira (23). As intervenções fazem parte de um conjunto de ações da prefeitura voltadas à mitigação de alagamentos recorrentes que, segundo moradores, afetavam a região há décadas.

    Durante a entrega, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que a conclusão do projeto encerra um problema histórico enfrentado pelas comunidades locais. “Estamos entregando hoje uma obra esperada há décadas. Durante mais de 50 anos, os moradores do Barreto e da Engenhoca sofreram com as enchentes. Hoje esse ciclo chega ao fim”, disse.

    Segundo ele, a finalização antes do Natal marca não apenas o término das intervenções viárias, mas também o fim dos transtornos causados pelas chuvas. “Estou muito feliz por entregar essa obra antes do Natal”, completou.

    As intervenções foram realizadas em etapas. A primeira ocorreu na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, no trecho entre as ruas José Carreteiro e Daniel Torres, com a implantação de um novo sistema de escoamento para reorganizar o fluxo das águas pluviais na Engenhoca. Em seguida, os trabalhos avançaram para a Rua Craveiro Lopes, no Barreto, em um terreno onde funciona a Cidade da Ordem Pública, com a instalação de aduelas subterrâneas de até 2,5 metros por 5 metros.

    A região conhecida como Copo Cheio também foi contemplada. Oito ruas receberam galerias de drenagem com dimensões de 1,5 metro por 1 metro, ampliando a capacidade de absorção da água da chuva. Na fase final, foram instaladas manilhas nas ruas Craveiro Lopes e Vereador José Vicente Sobrinho, conectando a rede da Engenhoca ao novo ponto de escoamento, que desemboca na Baía de Guanabara, ao lado do Cemitério do Maruí.

    Além das estruturas subterrâneas, todas as vias impactadas passaram por nova pavimentação asfáltica, com requalificação de calçadas e meios-fios.

    Todas as vias impactadas passaram por nova pavimentação asfáltica, com requalificação de calçadas e meios-fios
    Todas as vias impactadas passaram por nova pavimentação asfáltica, com requalificação de calçadas e meios-fios |  Foto: Divulgação

    Morador da região há 25 anos, o aposentado Eleir Ferraz afirma que os efeitos das obras já são perceptíveis. “Ela não resolveu apenas o problema aqui, onde estamos, próximo à Guarda Municipal, mas também da Engenhoca, do Barreto e de toda a região, porque se trata de um sistema integrado de galerias”, afirmou.

    Segundo ele, mesmo após chuvas recentes, não houve registro de alagamentos. “Já tivemos quatro ou cinco chuvas e a água não chegou nem ao meio-fio. Hoje, isso não acontece mais”, concluiu.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Defesa Civil alerta para vendaval em SG neste Natal

    Relacionados em Niterói